GESTÃO

Edmilson Campos é nomeado diretor-geral do Campus

Professor foi eleito em dezembro de 2019 com 95% dos votos de alunos e servidores

Publicada em 22/12/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Edmilson ocupava, desde abril, o cargo de diretor-geral pro tempore. Nomeação em definitivo foi publicada hoje (21) no DOU

Eleito com 95% dos votos de estudantes e servidores do Campus no processo eleitoral ocorrido no dia 4 de dezembro de 2019, o professor Edmilson Barbalho Campos Neto obteve, na tarde desta segunda-feira (21), uma vitória importante para a comunidade acadêmica: a publicação da sua nomeação para o cargo de diretor-geral no Diário Oficial da União (DOU), que também contemplou dirigentes eleitos para o cargo nos demais campi do IFRN.

O educador, porém, havia sido nomeado no dia 23 de abril para o cargo de diretor-geral pro tempore, por intermédio da Portaria n° 66/2020-RE/IFRN, assinada por Josué de Oliveira Moreira, reitor pro tempore do IFRN naquela oportunidade.

"Fica aqui meu agradecimento a todos que estiveram conosco nesse período de dificuldades, compartilhando de sofrimentos e angústias e lutando para que pudéssemos iniciar de fato nossos mandatos de escolha democrática nos campi, junto à nomeação do reitor eleito, professor Arnóbio Filho", declarou Edmilson.

O professor destacou também a expectativa para se restabelecer a normalidade institucional e poder colocar em prática as ações que planejadas no seu plano de ação. "Aprendemos muito neste período de dificuldades, pois o sofrimento nos traz resiliência, e sabemos que ainda temos muitos desafios e algumas incertezas pela frente, mas meu desejo é que esta paz de agora no acalante e nos nutra com a força necessária para fazer com que a nossa Instituição volte a ser a referência em educação e democracia que sempre foi em 111 anos de existência", concluiu.

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o IFRN realizou no ano passado o processo de escolha de seu reitor e de diretores-gerais de campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro de 2019, culminou com a eleição dos professores José Arnóbio de Araújo Filho, ao cargo máximo do Instituto, e Edmilson Barbalho Campos Neto, para diretor-geral do Campus Natal-Zona Norte.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era que a nomeação ocorresse no dia 20 de abril de 2020. Contudo, com a alegação de impossibilidade de nomeação de José Arnóbio, o MEC nomeou Josué Moreira como reitor pro tempore para o comando do Instituto.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não ocupasse o cargo temporariamente, todos os diretores-gerais eleitos para os campi foram nomeados também como pro tempore e aguardavam José Arnóbio ser nomeado reitor da Instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos através do voto.

Nesse contexto, após determinação judicial expedida no dia 11 de dezembro de 2020 pela juíza Gisele Leite, da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, o Presidente da República Jair Bolsonaro nomeou José Arnóbio de Araújo Filho como reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A nomeação consta na edição 243 do Diário Oficial da União

A decisão expedida pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte também suspende a portaria n.º 405/2020, do Ministério da Educação, que nomeou o professor Josué Moreira de Oliveira como reitor pro tempore. Josué não participou das eleições internas para a escolha dos novos gestores do Instituto, realizadas em dezembro de 2019.

O professor José Arnóbio declarou que “depois de um período tão difícil para a nossa comunidade acadêmica, vivendo isso em meio a uma pandemia, recebemos a decisão judicial e a nomeação com alívio e alegria. Temos muito trabalho para fazer no IFRN e não descansaremos até conseguir trazer a nossa instituição ao patamar de excelência de antes desse período”.

Sobre Edmilson Campos

Natural de Natal/RN, Edmilson Campos, 30 anos de idade, ingressou em 2005 no IFRN, outrora CEFET-RN, como estudante do Curso Técnico em Informática e seguiu no Instituto no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ao concluir a graduação em 2011, ingressou no mesmo ano como professor de Sistemas de Informação no IFRN, passando pelos campi Apodi, João Câmara e Ceará-Mirim, até chegar, em 2014, ao Campus Natal-Zona Norte.

Já no Instituto, concluiu o mestrado e, em seguida, o doutorado em Computação pela UFRN. Foi eleito, por dois mandatos, membro do Conselho Superior (Consup) do IFRN e, no Campus Natal-Zona Norte, foi coordenador de curso, coordenador de Pesquisa e Inovação e substituto eventual do diretor acadêmico. Titular da Diretoria Acadêmica até então, acumulou também experiências como diretor-geral, preparando-se para o cargo, durante férias e demais afastamentos legais do professor Valdemberg Magno do Nascimento Pessoa, gestor máximo do Campus por dois mandatos (2012-2019).