ASSISTÊNCIA AO ALUNO

Divulgado resultado da seleção para ações de emergência e inclusão digital

Selecionados devem preencher termo de compromisso e informar conta bancária no Suap

Publicada em 04/06/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Ações buscam contribuir para a garantia do acesso à educação, por meio de acesso à internet e dispositivos eletrônicos

A Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes/ZN) divulgou, nesta sexta-feira (4), o resultado final do Edital nº 4/2021 - Digae/IFRN, que trata dos auxílios e ações emergenciais de assistência estudantil no contexto do ensino remoto. As ações, voltadas prioritariamente a estudantes ingressantes em situação de vulnerabilidade social, têm o objetivo de contribuir para a garantia do acesso à educação, por meio de acesso à internet, dispositivos eletrônicos e materiais didáticos.

Conforme o edital, os auxílios são destinados aos estudantes do IFRN com matrícula regular nos cursos técnicos de nível médio, nas modalidades integrada (incluindo a forma Educação para Jovens e Adultos  EJA), subsequente ou graduação. Ainda segundo o documento, o público-alvo prioritário são estudantes ingressantes no primeiro semestre de 2021 que não possuem equipamentos e serviço de internet adequados para o acompanhamento e a realização das atividades escolares, durante o ensino remoto.

De acordo com a coordenadora de Atividades Estudantis, Etiene Ferreira, os estudantes ler com atenção as orientações enviadas por e-mail e consultar o edital antes de comprar o equipamento eletrônico, de modo a facilitar a prestação de contas. "Os selecionados que vão comprar equipamentos eletrônicos terão 30 dias após receberem o recurso para apresentar nota ou cupom fiscal, conforme orientação do Suap", destaca.

A assistente social alerta ainda que os estudantes vão ter também 30 dias para assinar o termo de compromisso e adicionar uma conta bancária. "Quem não tiver conta pode abri-la em um banco físico ou digital, desde que seja o titular", explica.

Confira os resultados:

Para quaisquer esclarecimentos, basta enviar e-mail para auxiliodigital.zn@ifrn.edu.br ou ligar para (84) 4006-9514

Modalidades dos auxílios e ações

Os auxílios e ações emergenciais serão disponibilizados em três modalidades:

• Auxílio para aquisição de serviço de internet: por meio de auxílio financeiro mensal, no valor de até 100 reais, para aquisição de pacotes de dados por operadoras móveis ou empresas locais de fornecimento de internet.
  • Auxílio financeiro para aquisição de dispositivo eletrônico: em parcela única de até 1.500 reais, o auxílio é destinado à compra de dispositivo eletrônico (computador, notebook ou tablet).
  • Auxílio para material didático-pedagógico: destinado à aquisição de matérias didático-pedagógico necessários à adaptação ao ensino remoto ao estudante, por existência de necessidade educacional específica. O auxílio será concedido em parcela única de até 400 reais, podendo ser solicitado continuamente, enquanto durar o período de aulas remotas.

Requisitos para a concessão dos auxílios

Para solicitar os auxílios, o estudante deve atender aos seguintes requisitos:

• Ter realizado inscrição no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap);
  • Prioritariamente, ser proveniente de escola pública ou ter renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio;
  • Prioritariamente, não possuir acesso aos equipamentos e serviço de internet adequados para acompanhar o ensino remoto;
  • Possuir matrícula regular nos cursos técnicos Integrado de nível médio, EJA, subsequente e graduação, presenciais e a distância, no ano letivo 2021.1;
  • Preferencialmente, não possuir matrícula em outra instituição de ensino e não ter sido atendido pelo Auxílio Emergencial de Inclusão Digital ou congênere;
  • Preferencialmente, não se encontrar apenas em cumprimento de estágio curricular e/ou atividade complementar;
  • Realizar as etapas de inscrição e comprovação de documentos; e
  • Obedecer os prazos estipulados no edital.

Acesse:

Edital nº 4/2021-Digae/IFRN