Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PROCESSO SELETIVO

Diretoria Acadêmica lança editais para transferência facultativa e reingresso

Candidatos poderão se inscrever entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro

Publicada em 27/01/2023 Atualizada há 1 ano

Inscrições estão abertas de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2023

A Diretoria Acadêmica divulgou hoje (27) os editais de vagas dos processos seletivos de transferência facultativa (para todos os cursos, salvo para os subsequentes) e reingresso (para os cursos superiores), referentes ao primeiro do semestre letivo de 2022.

Os processos seletivos serão feitos por análise curricular dos candidatos às vagas no IFRN. A transferência facultativa (ou voluntária) estará aberta a estudantes regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras. Para isso, serão submetidas as seguintes condições: existência da vaga, no período adequado do curso pretendido; correlação de estudos entre as disciplinas cursadas e a matriz curricular do respectivo curso do IFRN; adaptações curriculares, quando necessárias; pertencimento ao mesmo eixo tecnológico (para os Cursos Técnicos ou Superiores de Tecnologia) ou à mesma área Capes/MEC (para os Cursos Superiores de Licenciatura) entre o curso de origem e o curso pretendido no IFRN; e aceitação, pelo estudante, das normas didático-pedagógicas e socioeducativas do IFRN. O processo seletivo será feito mediante análise curricular do candidato à vaga.

Já o reingresso estará aberto a estudantes egressos de cursos compatíveis, do mesmo nível de ensino, de outra instituição ou do IFRN. Nesse caso, serão submetidas às seguintes condições: ter concluído o curso em um período inferior a cinco anos, conforme o Art. 195 da Organização Didática do IFRN; existência da vaga, no período adequado do curso pretendido; correlação de estudos entre as disciplinas cursadas e a matriz curricular do curso pretendido; adaptações curriculares, quando necessárias; e aceitação, pelo estudante, das normas didático-pedagógicas e socioeducativas do IFRN. 


Inscrições

A inscrição dos candidatos será no período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, mediante requerimento no protocolo eletrônico, por meio do endereço https://www.gov.br/pt-br/servicos/protocolar-documentos-junto-ao-ifrn, especificando na descrição o curso e turno de preferência. Além disso, o protocolo deverá ser solicitado com o assunto: INSCRIÇÃO TRANSFERÊNCIA FACULTATIVA 2023.1  ou  INSCRIÇÃO REINGRESSO 2023.1. 

O passo a passo de como protocolar um documento junto ao IFRN pode ser encontrado no anexo V dos editais nº 2/2023 e 3/2023 - Proen/IFRN.

 


Acesse:

Inscrições 

Edital n°2/2023 - Proen/IFRN -Transferência facultativa

Edital n° 3/2023 - Proen/IFRN - Reingresso

Edital nº 1/2023 - DG/ZN - Transferência facultativa

Edital nº 2/2023 - DG/ZN - Reingresso