Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DIA DO ESTUDANTE

Diretores-gerais do IFRN enviam ofícios a Brasília

Destinadas ao MEC e à Setec, publicações fazem narrativa da manifestação na Reitoria

Publicada em 12/08/2020 Atualizada há 1 ano

Ofícios receberam assinaturas de 22 gestores de campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Os diretores e diretoras-gerais dos campi do IFRN divulgaram, no final da manhã desta quarta-feira (12), o conteúdo de dois ofícios, enviados ao Ministério da Educação e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica daquele ministério (Setec/MEC), ambos sediados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Os documentos foram endereçados ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, e ao Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes Culau. As missivas fazem uma narrativa sobre a manifestação estudantil realizada na sede do IFRN – a Reitoria – na manhã da terça (11). Relatando a situação que culminou com a presença de forças policiais (Polícia Militar estadual e Polícia Federal) e a retirada de estudantes do prédio, os dois documentos, de igual teor, descrevem a intervenção de “policiais truculentos [...], agredindo e jogando spray de pimenta” em estudantes. Ainda há a citação de “uma ferida, em carne viva, na história de nossa centenária Instituição de Ensino”.

O texto do Colegiado de diretores-gerais pede ao ministro Milton Ribeiro e ao Secretário, Ariosto Culau, as providências que lhes parecer cabíveis: “como forma de preservar e manter o direito de todos de livre manifestação, notadamente dos estudantes se manifestarem na casa de educação onde estudam”. 22 diretores e diretoras-gerais assinam e encerram os documentos,  disponibilizando links de blogs e jornais que noticiaram o fato e “vídeos mostrando a truculência com que os nossos estudantes foram tratados”.


Acesse:

Ofício ao ministro da Educação

Ofício ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica