ENSINO

Curso preparatório para aulas virtuais começa nesta segunda-feira (31)

Para participar da capacitação, cada aluno deve aceitar o convite enviado para o seu e-mail escolar

Publicada em 29/08/2020 Atualizada há 12 meses

Outra forma de participar do curso é o aluno acessar diretamente o Classroom e fazer login com sua conta do e-mail escolar

Tem início nesta segunda-feira (31) e segue até 4 setembro o Curso "Letramento Digital para Ensino Remoto", que busca preparar os alunos para o retorno das aulas de forma virtual.

Para participar da capacitação, cada aluno deve acessar o seu e-mail escolar (o do Google Sala de Aula) e aceitar o convite. Outra forma é acessar diretamente o Google Sala de Aula e fazer login com sua conta do e-mail escolar.

A fim de que todos possam acessar suas turmas, foram produzidos quatro vídeos introdutórios, disponíveis no Canal do Campus no YouTube:

• Vídeo 1 - Apresentação do curso
  • Vídeo 2 - Acesso ao e-mail escolar
  • Vídeo 3 - Acesso à turma do curso (pelo computador)
  • Vídeo 4 - Acesso à turma do curso (pelo smartphone)
  • Vídeo 5 - Acessando uma reunião no Meet (pelo computador)
  • A equipe organizadora do curso esclarece que, embora o objetivo seja atingir a toda a comunidade acadêmica do Campus, está ciente de que nem todos os alunos poderão participar do treinamento neste primeiro momento. "O curso será oferecido novamente para turmas que serão compostas pelos estudantes que, por qualquer motivo, não conseguirem participar do primeiro momento", explica o professor Francisco Júnior.

Os alunos que não desejarem fazer o curso, por já conhecerem as ferramentas Google que serão abordadas (Classroom, Meet, Drive, Agenda, Documentos), poderão preencher um formulário online a ser disponibilizado na segunda-feira (31), em cada turma do curso e também nas videoconferências, declarando que não desejam realizá-lo.

No primeiro dia da capacitação, em cada turno, haverá uma videoconferência para esclarecer dúvidas dos estudantes. Para ter acesso a esses momentos síncronos, nos quais o professor interage com os alunos em tempo real, cada aluno deve procurar o representante de sua turma ou o coordenador de curso. Nos demais dias, os esses momentos (obrigatórios, diga-se de passagem) serão por turma , conforme os horários no Google Classroom a seguir:

Manhã

Informática para Internet (M)Leonardo Bruno9h
    Eletrônica (M)Francisco Júnior10h
    ComércioAilton Torres10h
    Manutenção e Suporte em InformáticaJoão Marcos 10h

Tarde

Eletrônica (V)Leonardo Bruno14h
    ComércioRodolfo Costa14h
    Informática para Internet (V)Rodolfo Costa15h
    Licenciatura em InformáticaDaniel Garcia15h

Noite

Tecnologia em Marketing (períodos 1, 2 e 3)Thomas Nogueira19h
    Comércio (EJA)Giovanninni Batista19h30
    Licenciatura em InformáticaFrancisco Júnior19h30
    Manutenção e Suporte em InformáticaDaniel Garcia20h
     Tecnologia em Marketing (períodos 4, 5 e 6) Thomas Nogueira 20h

O material didático é composto por tutoriais e vídeos curtos demonstrativos e cada turma possui um professor principal e um monitor, aluno do Curso de Licenciatura em Informática. "Não será necessário se inscrever no curso. Todos os estudantes foram convidados e receberam os códigos das turmas no Google Classroom para acesso. Serão utilizados, de acordo com o educador, prioritariamente os e-mails com extensão "@escolar.ifrn.edu.br", esclarece Francisco.

No curso serão abordados o Google Sala de Aula e outras ferramentas complementares, também do Google: Meet, Drive, Documentos e Agenda. A capacitação conta ainda, na organização, com o professor Rodolfo Costa, a Equipe Técnico-Pedagógica (Etep) e o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais do Campus (Napne).