Conheça o Curso de Tecnologia em Marketing

Estudantes relatam suas expectativas e experiências com o curso superior, que forma profissionais capazes de avaliar o mercado e suas tendências

Publicada em 15/02/2022 Atualizada há 12 meses

Tecnologia em Marketing é um dos 25 cursos superiores ofertados pelo IFRN

Por Luciano Vagno

É possível que você já tenha ouvido a expressão “o brasileiro já nasceu formado em Marketing”, quando uma ação criativa viraliza nas redes digitais. No entanto, os conhecimentos da área vão além de criatividade. Entram na lista a capacidade de tomar decisões, conhecimentos de mercado e da economia e adaptação ao novo. É isso o que propõe a Graduação em Marketing.

Ofertado pelo Campus Natal-Zona Norte, o Curso Superior de Tecnologia em Marketing é uma das 25 graduações ofertadas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), neste ano de 2022.

O curso tem o objetivo de desenvolver no corpo discente a capacidade de se adaptar às mudanças, permitindo sua compreensão quanto ao papel do profissional tecnólogo em Marketing no acompanhamento, na participação e na execução das atividades relacionadas diretamente à área de atuação.

O professor Augusto Santana é quem coordena a graduação. Ele conta que a Tecnologia em Marketing prepara estudantes para serem profissionais críticos, éticos e cidadãos, capazes de avaliar o mercado e suas tendências. “Este profissional contribui para o crescimento das organizações em que atua, ao desenvolver sua capacidade de identificar oportunidades de mercado que sejam capazes de satisfazer e fidelizar clientes”, ressaltou. O professor explica ainda que, para a sociedade, a atuação do profissional de Marketing promove a disseminação de informações acerca de produtos e serviços, contribuindo para uma escolha mais assertiva pelos consumidores.

A professora de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Marlene Medeiros, declara que o Curso Tecnólogo possui três anos de duração, proporcionando aos estudantes uma imersão em conteúdos atuais e estratégicos para a atuação do profissional no mercado de trabalho. “Além das disciplinas voltadas à área de Marketing, como Marketing Digital; Marketing Social e Ambiental; Marketing de Relacionamento; Marketing Promocional; entre outras, o curso também reúne disciplinas que agregam conhecimento profissional e visão sistêmica dos processos empresariais, como Gestão de Custos e Formação de Preço; Pesquisa e Análise de Mercado; Gestão da Cadeia de Suprimentos; e Gestão de Projetos”, destacou.

Presente no curso desde sua primeira turma, em 2014, o professor Paulo Duavy adianta que os ingressantes na Tecnologia em Marketing encontrarão um ambiente voltado para práticas pedagógicas integradoras e articuladas com o mercado de trabalho. “Os docentes sempre procuram ministrar atividades interdisciplinares, mostrando aos alunos a conexão que há entre as disciplinas e o que eles encontrarão no mercado de trabalho. Assim, projetos integradores e incentivo a atividades avaliativas com projetos e trabalhos práticos entre as disciplinas de cada período vivenciado são sempre estimulados”, disse o professor.

A estudante Lissandra Nayuri está no segundo período da graduação. Ela diz que a escolha pelo curso foi feita a partir de um sonho: ser atriz. Buscando uma área em que pudesse se estabilizar, a jovem de 20 anos chegou à Tecnologia em Marketing e se surpreendeu: “A experiência está sendo totalmente fantástica! Os professores são excelentes e as matérias são maravilhosas, e há a oportunidade de aprender sobre o Marketing, tendências, estratégias de vendas, criação, etc., coisas que fazem uma diferença enorme no mercado e que eu nem imaginava”. Lissandra conta que o curso apresenta uma variedade de opções de espaço de emprego, além de possuir, como diz, uma “grade curricular interessante”: “Por exemplo, para o mercado, [há a] satisfação do cliente, e também tem o lado mais ‘publicitário’, a parte do Marketing Digital, que também me atrai, assim como o lado de Gestão de Negócios, a Gestão Organizacional, e Economia”.

Quem também compartilha da satisfação pela graduação é Rozeane Oliveira. A estudante de 35 anos confessa que ingressou no curso sem muitas expectativas, mas que “logo de cara”, se apaixonou: “Está me ajudando muito a respeito do pensar o mercado e consumidores, a partir dessa nova forma de consumo dentro de todas as vertentes possíveis e imagináveis, como, também, em obter conhecimentos diversos sobre estratégias organizacional e estruturais que, se bem utilizadas, fazem toda uma diferença para as organizações. A jovem, que já está chegando na reta final de sua graduação, faz parte de um coletivo de dança contemporânea, e usa nele o conhecimento adquirido durante o curso: “Vem me ajudando a pensar o coletivo de forma mais organizacional, e isso naturalmente reverbera em nossas obras, na forma de pensar um novo projeto, dinamizando sua estrutura, gestão de pessoal, agregar pessoas, perceber a melhor forma de promoção de nossas obras”, concluiu.