FORMATURA

Concluintes participam de colação de grau dos cursos superiores

Cerimônia aconteceu na quarta (8) e reuniu estudantes, servidores e convidados

Publicada em 10/02/2023 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Edna, nova mercadóloga, destacou os obstáculos para cursar as disciplinas no contexto da pandemia

A noite de quarta-feira, 8, ficará marcada na história do Campus Natal-Zona Norte do IFRN e na vida de 23 jovens dos cursos superiores de Licenciatura em Informática (8) e Tecnologia em Marketing (15) do Instituto, que participaram da solenidade de colação de grau e, agora, estão aptos a exercer a profissão para a qual foram preparados no Campus.

Essa foi a primeira cerimônia online realizada este ano, referente ao primeiro semestre letivo de 2022.

A solenidade

A reitora em exercício, Antônia Francimar da Silva, presidiu a solenidade coletiva, que reuniu o diretor-geral do Campus, Edmilson Barbalho Campos Neto; a diretora acadêmica, Fabrícia Abrantes Figueiredo da Rocha; o coordenador de Marketing, Augusto Santana; e as paraninfas Keila Cruz Moreira e Tatiane Nunes de Almeida, de Licenciatura em Informática e Marketing, nessa ordem. A formatura também contou com a participação de servidores – inclusive os homenageados pelos formandos – familiares e amigos dos concluintes.

Com a palavra, a concluinte de Marketing Edna Morais lembrou, em sua fala, dos obstáculos para concluir o curso no contexto da pandemia. "Durante o isolamento social, sentimos o gosto amargo da ausência do abraço apertado, do beijo no rosto, do aperto de mão e de gestos de carinho. A saudade dos colegas era grande. Mas vencemos esse desafio e hoje chegamos à conclusão da nossa jornada nesta escola, que nos ofereceu a oportunidade de transformar e melhorar as nossas vidas", discursou.

Por sua vez, o estudante de Licenciatura Lucas Braz destacou a ansiedade pela outorga do grau. "Aguardamos esse dia por tanto tempo que agora, no último capítulo, caiu a ficha de quanta falta a convivência neste Campus vai nos fazer falta. Vamos sentir saudades das brincadeiras, até dos puxões de orelha. Nós somos gratos por tudo".

No final, após a reitora em exercício declarar o encerramento da solenidade de colação de grau, os recém-formados lançaram para o alto o capelo – chapéu de formatura – e celebraram a conquista junto a colegas de curso, familiares e professores, trocando cumprimentos e mensagens de incentivo e esperança.