Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COLAÇÃO DE GRAU

Concluintes de Licenciatura e Marketing participam de colação de grau

Cerimônia reuniu no auditório concluintes, servidores e convidados na noite de sexta (13)

Publicada em 16/09/2019 Atualizada há 1 ano

"O Campus Natal-Zona Norte fez mais que apenas formar alunos: nos tornou estudantes com sede de conhecimento", discursou Ana Beatriz

A noite da última sexta-feira (13) ficará marcada na história do IFRN e na vida de 11 jovens dos cursos superiores de Licenciatura em Informática e Tecnologia em Marketing do Instituto, que receberam seus diplomas de graduação na solenidade de colação de grau e, agora, estão aptos a exercer a profissão para a qual foram preparados no Campus.

Essa foi a segunda cerimônia realizada este ano. Na primeira, em março, 19 concluintes colaram grau nos dois cursos, que receberam o Conceito 5 em avaliações do Ministério da Educação (MEC), que indica "perfil de qualidade excelente", de acordo com relatório do MEC, no ano passado.

 

A solenidade

Representando o reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Marcos Antônio de Oliveira, presidiu a solenidade coletiva ao lado do diretor-geral, Valdemberg Magno Pessoa; do diretor acadêmico, Edmilson Barbalho Campos Neto; e das paraninfas Keila Cruz Moreira e Marlene Medeiros, de Licenciatura em Informática e Marketing, nessa ordem. patrono de Licenciatura, Givanaldo Souza; e da patronesse de Marketing, Denise Momo. A formatura também contou com a presença de servidores – inclusive os homenageados pelos formandos – familiares e amigos dos concluintes.

Com a palavra, o concluinte de Licenciatura Moisés Abraão enfrentou a timidez e arrancou palmas do público. "Hoje é um dia de festa, mas também de agradecer a esta instituição de ensino, um lugar de descobertas, que não nos ensinou apenas os conhecimentos curriculares, mas a ser pessoas melhores. Obrigado aos professores por dedicarem todo esforço e acreditarem em nós", discursou.

O estudante ressaltou, ainda, a necessidade de retribuir à sociedade o investimento feito pelo Campus em sua formação. "A palavra certa é esta mesmo: investimento. Quando se trata de educação, não é gasto ou despesa. Eu creio muito em Deus. Eu não sei no que você acredita, mas peço a Deus que esta Instituição possa permanecer por muitas e muitas gerações, para que nossos filhos, netos, bisnetos (e por aí vai) possam desfrutar da mesma educação de qualidade que tivemos".

Por sua vez, a concluinte Ana Beatriz Castro, emocionando-se durante a leitura do seu discurso, agradeceu pela oportunidade de concluir um curso superior no Campus. "O Campus Natal-Zona Norte fez mais que apenas formar alunos: nos tornou estudantes com sede de conhecimento, nos abriu oportunidades incríveis e, mais que tudo, nos fez entender nossa responsabilidade na sociedade e como nós temos o poder de mudar o ambiente, de forma ética".

Na sua fala, a jovem também mostrou confiança nos planos para o futuro. "E do futuro, o que esperar? Que possamos aplicar todo conhecimento adquirido e continuar aprendendo onde quer que estejamos, pois o conhecimento é a única coisa que ninguém tira de nós. Isso é a nossa liberdade. Que sejamos livres, cada um no seu sonho, no seu próprio caminho", completou.

A cerimônia contou ainda com os discursos da professora Marlene Medeiros, do diretor-geral e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, que, depois de sua fala, declarou o encerramento da solenidade de colação de grau. Imediatamente após isso, os recém-formados receberam o abraço de familiares, amigos e professores e posaram para fotos dentro e fora do local da cerimônia. 

Para ver o álbum de fotos da colação de grau, clique aqui.