COLAÇÃO DE GRAU

Concluintes de cursos superiores participam de colação de grau virtual

Cerimônia online aconteceu nessa quinta (18) e reuniu concluintes, servidores e convidados

Publicada em 19/03/2021 Atualizada há 1 ano

Solenidade foi a primeira realizada no formato virtual, em razão da suspensão das atividades presenciais do IFRN frente à pandemia

A noite de quinta-feira, 18, ficará marcada na história do Campus Natal-Zona Norte do IFRN e na vida de 10 jovens dos cursos superiores de Licenciatura em Informática (2) e Tecnologia em Marketing (8) do Instituto, que participaram da solenidade de colação de grau e, agora, estão aptos a exercer a profissão para a qual foram preparados no Campus.

Essa foi a primeira cerimônia realizada este ano – e a primeira na forma online, por meio da plataforma Microsoft Teams. O evento estava marcado para o dia 28 de março de 2020, porém foi adiada em razão da paralisação das atividades presenciais no Instituto Federal do Rio Grande do Norte diante da pandemia do novo coronavírus.

A solenidade

O reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, presidiu a solenidade coletiva virtual, que reuniu a distância a pró-reitora de Extensão e patronesse de Tecnologia em Marketing, Denise Cristina Momo; o diretor-geral do Campus, Edmilson Barbalho Campos Neto; a diretora acadêmica, Fabrícia Abrantes Figueiredo da Rocha; o coordenador de curso e patrono de Licenciatura em Informática, Francisco das Chagas da Silva Júnior; a coordenadora de Marketing, Marlene Medeiros; e os paraninfos Keila Cruz Moreira e Paulo de Tarso Silva Braga, de Licenciatura em Informática e Marketing, nessa ordem. A formatura também contou com a presença de servidores – inclusive os homenageados pelos formandos – familiares e amigos dos concluintes.

Com a palavra, o concluinte de Marketing Emanoel Dantas agradeceu, em nome da turma, àqueles que os incentivaram a concluir o curso num contexto de pandemia. "Queremos compartilhar o sentimento de gratidão com nossos amigos e familiares, que, assim como todos nós, tiveram de aprender a suportar a dor de viver no isolamento social e a conviver com a saudade. Me refiro também a cada um dos colegas de curso, com quem nos acostumamos a estudar para provas, a desenvolver projetos e, principalmente, a trabalhar em equipe", discursou.

O estudante ressaltou, ainda, a importância do Instituto no que tange às experiências adquiridas pelos estudantes no âmbito educacional e sociocultural . "Tivemos o privilégio de sermos apresentados a uma instituição referência no Brasil na formação de profissionais de nível superior como o IFRN. Temos orgulho de bater no peito e dizer que fazemos parte desta história e da família Campus Natal-Zona Norte, berço de grande autores, pesquisadores, tecnólogos e licenciados".

Por sua vez, o professor Edmilson Campos avaliou a realização da solenidade virtual, a primeira como diretor-geral, e reforçou o desejo de, em breve, poder cumprimentar pessoalmente os estudantes. "Este dia é único porque, além de estarmos realizando esta cerimônia no formato remoto, ele coincide com um momento histórico – acabamos de completar, nesta semana, um ano de fechamento presencial da nossa Instituição. É triste até que muitos de vocês possam não ter concluído a trajetória acadêmica na sala de aula, no Campus, ambiente que temos trabalhado para retornar quando tivermos condições epidemiológicas e sanitárias para isso. No entanto, isso tem uma razão maior: tornar realidade este momento aqui, com todos vivos, saudáveis emocionalmente, para que logo a gente se encontre. O Campus sempre vai estar aberto a vocês".

No final, após o reitor declarar o encerramento da solenidade de colação de grau, os recém-formados receberam um "abraço" virtual dos professores de curso e permaneceram por cerca de uma hora, na sala do evento, "matando" a saudade e trocando cumprimentos e mensagens de incentivo e esperança.

Para assistir ao vídeo da cerimônia, clique aqui.