AUDIOVISUAL

Comunicação lança documentário sobre ensino remoto durante pandemia

Filme retrata rotina, expectativas e experiências dos personagens no estudo ou trabalho em casa

Publicada em 31/05/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Produção contou com participação de gestores, alunos e professores do Campus

A Coordenação de Comunicação Social e Eventos lançou hoje (31), nas redes sociais do Campus, o documentário "Remoto - Campus Natal-Zona Norte". O filme retrata dificuldades, expectativas e experiências dos personagens – que representam estudantes, gestores, professores e técnicos-administrativos da escola – no que diz respeito ao ensino remoto emergencial no âmbito do IFRN, com enfoque na rotina de cada um.

"Seus relatos servem de parâmetro para, no mínimo, registrar o esforço, a dedicação e o trabalho de todos frente a uma nova modalidade de ensino; as estratégias para o estudo em casa e o home office; e os novos modos de ensinar e aprender em meio à maior pandemia deste século", comenta o técnico em audiovisual Justino Neto, responsável pela direção do documentário.

O planejamento da produção começou de forma remota em janeiro, tendo as gravações sido iniciadas em fevereiro. "Sabíamos, desde o princípio, que seria fundamental mostrar à sociedade o trabalho realizado por este Campus, no período mais difícil e complexo dos seus quase 15 anos de existência. Tivemos de suspender e reprogramar as gravações algumas vezes, dado o avanço da pandemia no nosso estado, mas, mesmo diante dessas adversidades, tomamos todos os cuidados preventivos e esperamos o melhor momento para seguir com esse projeto, por entender que seria um instrumento para motivar nossos estudantes e servidores e lhes dar a esperança de que voltaríamos em breve a trabalhar em segurança", complementa o coordenador do setor, Neiryvan Maciel.

Ainda na visão do servidor, as histórias ajudam a humanizar as experiências e servir de apoio para a troca de aprendizado entre quem fala e quem ouve. "É essencial, principalmente agora que estamos distantes, compartilhar não só conhecimentos de uma disciplina, no âmbito acadêmico, mas também histórias que inspirem e sentimentos que nos tornem pessoas melhores, mais humanas, preocupadas com as dificuldades de quem está do outro lado da tela".

A produção contou também com a participação do diretor-geral Edmilson Campos, da diretora acadêmica Fabrícia Abrantes, da professora Sandra Câmara e dos estudantes Laissa Freires e Márcio Barbosa.

Assista ao documentário:

• Direção, fotografia e som: Justino Neto
  • Produção executiva: Neiryvan Maciel
  • Roteiro: Justino Neto e Neiryvan Maciel
  • Imagens: Alberto Medeiros, Justino Neto, Pexels e Takeshi Kobayashi
  • Elenco: Edmilson Campos, Fabrícia Abrantes, Laissa Freires, Márcio Barbosa e Sandra Câmara
  • Vozes de depoimentos iniciais: José Arnóbio Filho e Edmilson Campos
  • Trilha sonora: Vuelta al sol (Tomas Novoa), The isle of skye (Ian Post) e Silhouettes (Muted)

Quer ficar sempre informado sobre acontecimentos e novidades do Campus? Deixe o like (gostei) no vídeo no canal do IFRN-ZN no YouTube, siga-o lá e ative o sino de notificações.