Comitê de Gerenciamento Estratégico se reúne com gestão pro tempore

Apresentação tratou, entre outros assuntos, do Farol de Desempenho e do Plano de Atividades

Publicada em 11/08/2020 Atualizada há 12 meses

Números do Farol de Desempenho compõem Relatório de Gestão do IFRN

O Comitê de Gerenciamento Estratégico Central (CGE-Central) e o grupo da gestão pro tempore da Reitoria do IFRN estiveram reunidos, na última quinta-feira (6). Na pauta do encontro, uma apresentação do Comitê sobre os trabalhos desenvolvidos e sobre encaminhamentos relativos às ferramentas Farol de Desempenho e Plano de Atividades, que fazem parte da gestão estratégica institucional.

Instituído pela Portaria nº 1.026/2019, do Gabinete da Reitoria do IFRN, o Comitê de Gerenciamento Estratégico surgiu com o propósito de implantar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) IFRN 2019-2026 no Instituto. Ampliando seu alcance e funcionalidade, o CGE-Central concebeu e desenvolveu instrumentos junto a outros setores do Instituto, tudo com o intuito de acompanhar os indicadores de desempenho do PDI e assim poder propor ações de intervenção para melhoria contínua e zelar pela cultura de planejamento institucional.

Instrumentos como o Farol, o Painel de Desempenho e o Plano de Atividades estão entre as ferramentas apresentadas durante a reunião, em que também foram elencadas as atribuições do CGE, que vão desde o já citado apoio na execução do PDI até a deliberação sobre questões referentes aos objetivos, metas e indicadores estratégicos do IFRN.

Farol de Desempenho e Plano de Atividades

Em sua fala durante a reunião, Solange Thomaz, uma das integrantes do CGE-Central, falou sobre as atividades do Comitê em 2020, sobre os prazos para alimentação do Farol de Desempenho por parte dos gestores sistêmicos e dos campi e apresentou uma proposta de cronograma de atividades. Ferramenta de monitoramento, o Farol de Desempenho apresenta quatro perspectivas do PDI com o alcance dos respectivos Objetivos Estratégicos (OE) através de três indicativos: Status, Farol e Barra de Progresso. O Farol traz o monitoramento trimestral do Plano de Desenvolvimento Institucional através do resultado de 79 indicadores. Disponível no SUAP para consulta tanto da comunidade interna como da externa, os números do Farol de Desempenho compõem o Relatório de Gestão que a instituição envia, anualmente, ao Tribunal de Contas da União.

No tocante ao Plano de Atividades – Plano tático que surge como desdobramento anual do Plano de Desenvolvimento Institucional – a apresentação tratou de temas como a execução de projetos estratégicos e projetos de rotinas nas 11 áreas gestoras no IFRN. Também houve a sugestão de um calendário de atividades, observando-se as atividades executadas pelas Unidades Administrativas e o monitoramento e gerenciamento pelos gestores de projeto, na Reitoria e nos campi

Gestão estratégica

Para Solange, a reunião do CGE-Central com a gestão pro tempore cumpre a prerrogativa de zelar pelo planejamento estratégico do IFRN: “buscamos o diálogo com o reitor pro tempore e sua equipe para traçar encaminhamentos relativos às ferramentas Farol de Desempenho e Plano de Atividades, que fazem parte da gestão estratégica institucional. Dessa forma, buscamos assegurar o correto fluxo dos ciclos de planejamento e avaliação do PDI, com cronograma e responsabilidades definidos, junto ao Colégio de Dirigentes”, disse.

O CGE-Central é formado por Marcos Antônio de Oliveira, Solange Marlene Thomaz, Patrícia de Albuquerque Maia, Robercy Alves da Silva, Felipe Augusto de Oliveira Guedes, Carlos André de Oliveira, Alikson Suel Costa de Oliveira, Renato Dantas da Rocha Silva, Allen Gardel Dantas de Luna, Ambrosio Silva de Araújo e Nilton Ribeiro Pereira Bomfim.