SEMENTE

Comissão divulga lista de inscrições aceitas para trilhas ecológicas

Selecionados devem ficar atentos aos horários de saída do ônibus nesta sexta-feira (9)

Publicada em 08/06/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Alunos do curso técnico em Comércio, em visita à Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ), localizada em Extremoz

A comissão organizadora da Semana do Meio Ambiente (Semente) divulgou, hoje (8), a lista de alunos habilitados a participar de duas trilhas ecológicas.

Os selecionados para a Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ) devem se apresentar à escola, nesta sexta-feira (9), pontualmente, às 8h; já os da Reserva Ecológica Gamboa do Jaguaribe, às 13h. Além disso, os alunos devem usar roupas leves e calçados próprios para caminhada.

Vale salientar, ainda, que aos estudantes inscritos com idade inferior a 18 anos, será necessário apresentar uma autorização, assinada pelo responsável, ao professor Marilson Silvino ou à professora Denise Moro, antes da saída do ônibus. O documento está disponível na Secretaria Acadêmica.

Acesse:

Oportunidade de parceria

A sugestão de incluir os dois roteiros partiu de Marilson, membro da comissão organizadora da Semente, que se colocou à disposição para estabelecer contato com os responsáveis pelos locais, visitá-los previamente e apresentar oportunidades de parceria com o IFRN.

Gamboa do Jaguaribe

O primeiro local a receber a visita do professor foi a Gamboa do Jaguaribe, às margens do Rio Jaguaribe, um dos afluentes do Rio Potengi, no dia 24 de maio. Na reserva ecológica, “os visitantes vão ver de perto manguezal, árvores nativas, aves e ter a chance de conhecer a rica história de um lugar de resistência indígena”, convidou Iran Torres, um dos responsáveis pela reserva.

Para Marilson, é fundamental oferecer aos alunos a oportunidade de participar de ações interdisciplinares. “Consideramos importante incluir a reserva na programação, por ser uma área outrora devastada pela carcinicultura, hoje reflorestada, cujos responsáveis realizam ações de preservação e conservação do meio ambiente, além de disseminação e estudos da cultura indígena”, comentou.

O educador destacou, ainda, a importância de se colocar em prática atividades desta natureza com os estudantes. “As aulas de campo são essenciais para os alunos complementarem seus conhecimentos teóricos, assim como parcerias como esta que estamos iniciando com o Projeto Gamboa do Jaguaribe, que são favoráveis ao desenvolvimento de diversas ações de pesquisa e extensão para alunos e servidores do Instituto”, complementou.

Na parceria, firmada no lugar, ficou acertada uma visita de representantes do sítio histórico ao Campus, durante a Semente, para a apresentação do projeto ambiental e uma ação conjunta de plantio de mudas nativas com a comunidade acadêmica. Além disso, foi confirmada uma aula de campo no local, aberta aos alunos, mediante inscrição, para a tarde do dia 9 de junho.

APAJ

Na última sexta (2), Marilson visitou a Área de Proteção Ambiental Jenipabu (APAJ). Ela foi criada através do Decreto Estadual n.º 12.620 de 1995 para ordenar o uso, proteger e preservar os ecossistemas de praias, mata atlântica e manguezal, lagoas e rios e demais recursos hídricos, dunas e espécies vegetais de Natal e Extremoz.

Desta vez, o professor levou 30 alunos do quarto ano do curso técnico em Comércio. “Trazê-los foi importante para que possamos desde já despertar neles a consciência ambiental. Possibilita-nos, também, analisar as várias modalidades comerciais do local, como a sua forma de captar recursos em harmonia com o meio ambiente”, explicou o professor.

“Fiquei muito feliz em conhecer a APAJ, pois vimos de perto um trabalho que estimula a agricultura e o artesanato, aliando isso à conservação do meio ambiente”, revelou a aluna Ingrid Nayara França.

Conteúdo relacionado:

07/06/2017 - Acontece hoje abertura oficial da Semana do Meio Ambiente