Pesquisa e Inovação
Com pesquisa premiada no Campus, estudante participa de maior fórum científico do mundo
Pedro apresentou a sua pesquisa no LIYSF, na Inglaterra. Trabalho obteve destaque inicialmente na Mocitec/ZN
Publicada por Neiryvan Cruz em 22/09/2023 ― Atualizada há 1 ano, 3 meses
O ano do estudante egresso Pedro Lúcio Soares pode se resumir à realização de um sonho. Entre julho e agosto, ele representou o Campus Natal-Zona Norte no LIYSF – London International Youth Science Forum, maior fórum científico do mundo, em Londres, Inglaterra. O evento é realizado anualmente pelo Imperial College, uma das cinco melhores universidades do mundo, segundo o ranking da Quacquarelli Symonds, do Reino Unido.
Não foi fácil. Antes, seria necessário obter fundos para custear passagens aéreas, alimentação e hospedagem na capital inglesa, para apresentar o trabalho com o qual divide a autoria com as ex-alunas Alice Aire e Alice Gomes, que concluíram o Curso Técnico Integrado em Eletrônica em 2022, e Ysla Miranda, atualmente no quarto ano. "Precisávamos de cerca de 20 mil reais para poder levar o nosso projeto para o evento. Pensamos em desistir, pois, com rifas e vaquinhas virtuais, chegamos a arrecadar apenas algo em torno de 3 mil reais. Na reta final, recebemos ajuda de um parlamentar, de uma agência de turismo e do diretor da feira, que se sensibilizou com o nosso esforço e ofereceu um desconto para a inscrição no fórum. Felizmente, no fim deu tudo certo", revelou Pedro.
O jovem classificou a experiência no evento como "excepcional". "Tudo que vivi na mostra foi enriquecedor: no primeiro dia, assisti a uma palestra com Ben Feringa [químico orgânico, especialista em nanotecnologia molecular e catálise homogênea], laureado com o Prêmio Nobel de Química de 2016. Durante o evento, participei ainda de diversos momentos científicos, que eles chamam de 'change makers', nos quais ensinam como transformar o mundo por meio da ciência", conta. Na ocasião, Pedro teve a oportunidade de interagir com o público de cerca de 400 pessoas, formada por estudantes, pesquisadores e cientistas de 84 países. "Aprendi imensamente sobre outras culturas e perspectivas sobre a própria ciência. Fiz também amigos que vou levar pelo resto da vida por todo o mundo".
O passe para a feira internacional veio da participação do time na XVIII Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit 18), realizada em outubro do ano passado em Camaragibe-PE, obtido, por sua vez, na edição de 2021 da Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal – Mocitec/ZN –, um dos eventos da Semana de Ciência e Tecnologia do próprio Campus.
A ideia
O projeto desenvolvido pelo grupo, sob orientação da professora Jeniffer Campos e coorientação do professor Alyson Freire, busca estudar a adolescência e suas relações com as redes sociais, do início da pandemia de Covid-19, em 2020, até os dias atuais. "Buscamos entender e analisar como os adolescentes usam as redes sociais e os significados e os sentimentos aplicados nessa perspectiva", revela Alice. Utilizando questionários para a coleta de dados, a equipe registrou respostas de mais de 70 voluntários no Brasil e no exterior.
Com o trabalho, Pedro e equipe conquistaram quatro prêmios: duas vezes o segundo lugar das categorias Ciências Sociais Aplicadas (2021) e Humanidades (2022), na Mocitec/ZN; outro segundo lugar da área Humanidades, desta vez na Fenecit (2022); e, por último, uma menção honrosa na Expotec do Campus João Câmara do IFRN (2021).
Além da credencial para o evento no exterior, os jovens obtiveram outros quatro:
- Feiciti - Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Igarapé-Mirim, no Pará (obtida na Mocitec Jovem, também do Pará);
- Fenecit - Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia, em Pernambuco (onde conquistaram a credencial para o LIYSF);
- Expo Milset Brasil, no Ceará (obtida na Fenecit, em 2022);
- MCTEA - Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí, no Pará (concedida pela Mocitec-ZN).
Onde tudo começou
A pesquisa conseguiu maior destaque, pela primeira vez, na edição 2021 da Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (Mocitec/ZN). A feira é um dos eventos da XI Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Natal-Zona Norte (Secit), que será realizada de 16 a 20 de outubro, no formato presencial.
Em alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Unesco, em reconhecimento ao alto valor das ciências básicas para a humanidade, o tema do evento será “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Em sua nona edição, a Mocitec/ZN já se consolidou como uma das mais importantes mostras de pesquisa do Rio Grande do Norte, premiando e credenciando projetos para diversas feiras, mostras e congressos científicos ao redor do mundo.
A feira é uma oportunidade para que jovens pesquisadores divulguem seus trabalhos e possam promover um intercâmbio de ideias com pesquisadores de outros campi do Instituto e diversas instituições de ensino e pesquisa do país.