JIFs 2017
Com atletas do Campus, IFRN participa dos Jogos dos Institutos Federais
Etapa regional da competição acontece de 18 até 23 de julho no Ceará
Publicada em 19/07/2017 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 04:13

E ainda é tempo de competição para o IFRN. Após o sucesso da 6ª edição dos Jogos Intercampi da Instituição, realizado no Campus Currais Novos, que movimentou o Seridó, é hora de invadir o Ceará. O Centro de Formação Olímpica de Fortaleza será a arena das disputas da Etapa Regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF 2017).
Desde terça, 18, até o dia 23 de julho, 180 estudantes dos campi Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Lajes, Natal-Central, Natal-Cidade Alta, Natal-Zona Norte, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros e São Paulo do Potengi competirão em 11 modalidades. Todos os IF’s do Nordeste estão enviando atletas aos jogos. Da Zona Norte foram convocados atletas para as equipes de atletismo, handebol e natação.
Para Dário Maia, coordenador do Grupo de Trabalho responsável pelos jogos, o esforço é válido e gratificante: “Nós estamos preparando esses jogos há mais de três meses. Junto à Diretoria de Atividades Estudantis (Digae) conseguimos articular recursos e, assim, levaremos nossas delegações para participar de todas as modalidades em disputa”, disse.
Viagem
O Grupo de Trabalho organizou uma reunião prévia entre professores, atletas e seus responsáveis. Durante o encontro, o professor Arnóbio Araújo, diretor-geral do Campus Natal-Central, tranquilizou aos pais: “temos um ótimo histórico de viagens a jogos: fomos a Foz do Iguaçu, Belém do Pará e Brasília, por exemplo. Lugares longe e nossas delegações sempre tiveram comportamento exemplar”,
Para enfrentar os quase 600 km em pouco menos de 10h, contando com as paradas, cinco ônibus e uma van seguem para o Ceará. Na terça saem professores, técnicos e as seleções de handebol, vôlei (de quadra e de areia), tênis de mesa, basquete, xadrez, futebol e futsal; na quarta seguem o judô e a natação; na quinta, por fim, é a vez do atletismo. Com paradas em Ipanguaçu e Mossoró, pelo caminho o grupo ainda vai pegar estudantes das equipes dos campi da Região Oeste do RN.
Brasileiro
Durante a reunião, a professora Gizelda Maia falou sobre a importância de cada etapa dos jogos: “cada reunião dessa é um degrau de uma escada que a gente está subindo. Tivemos, para chegarmos a essa reunião e viajarmos para Fortaleza, duas etapas do Intercampi. Ontem o nosso objetivo era a Regional; hoje o objetivo é ser campeão da Regional para ir para o Brasileiro, que será em Poços de Caldas, em outubro. Para que se alcance esse objetivo, temos de traçar metas e estar focados”, finalizou Gizelda, que está à frente das equipes do vôlei.
Para acompanhar as disputas e resultados da etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais fique atento as nossas redes sociais e ao Portal do IFRN.