Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

VI SEMADEC

Cerimônia de abertura acontece nesta segunda-feira

Festa conta com desfile e apresentações artístico-culturais, às 18h, no ginásio de esportes

Publicada em 13/12/2015 Atualizada há 1 ano

Programação inclui festivais de dança, de interpretação vocal, música, teatro, concursos de redação, vídeo e fotografia

O Campus realiza nesta segunda-feira (14), às 18h, no ginásio poliesportivo, a cerimônia de abertura da VI Semana Artística, Desportiva e Cultural (Semadec) que, nesta edição, reúne, entre os dias 14 e 23 de dezembro, alunos, ex-alunos, servidores, estagiários e prestadores de serviço em competições esportivas e atividades sócio-culturais. 

A festa terá início com o desfile de abertura com os atletas dos cursos e das equipes formadas por ex-alunos e servidores. Após as considerações iniciais e a abertura oficial da Semana, os cursos iniciam a disputa pelo título com uma competição entre torcidas e uma apresentação cultural, com tema livre, avaliada quanto a criatividade, originalidade, enredo, recursos utilizados e estética visual.

O professor Fábio Alexandre Araújo, membro da comissão organizadora, revelou não ter dúvida de que a solenidade será contagiada pelo clima de festa e de alegria vindo das arquibancadas. "O pessoal está muito ansioso pela Semadec, que mobiliza todos na escola. Isso nos deixa muito satisfeitos, pois o principal objetivo do evento é justamente criar e consolidar esse ambiente de confraternização entre os participantes".

Neste ano, a programação inclui festivais de dança, de interpretação vocal, música, teatro, concursos de redação, vídeo e fotografia e, pela primeira vez, um minicurso de animação de stopmotion com papercut e a realização de forma simultânea de projetos de extensão já bem conhecidos pela comunidade escolar, como o Cine Clube Zona Norte e o Debate em Cena. 

Outra novidade da VI Semadec é o Espaço Livre de Arte e Cultura (Elac), cuja proposta é transformar a nova área de convivência do Campus durante o evento em um local voltado para receber apresentações artísticas da comunidade escolar e do público externo, relacionadas a música, teatro, dança e artes visuais. "A ideia é estimular a produção e reflexão sobre a arte de uma parte da nossa sociedade que muitas vezes, embora possua habilidades artísticas, não conta com espaços apropriados para se apresentar ao público", comentou a professora Zildalte Ramos. 

Semadec também é solidariedade. Nos últimos meses, os estudantes foram as ruas para arrecadar alimentos não perecíveis, que serão doados próximo ao Natal a instituições assistenciais de referência na prestação de serviços à sociedade, como o Lar da Vovozinha, Paróquia Santa Maria Mãe do Conjunto Santa Catarina, e a Casa de Idosos Jesus Misericordioso, no Conjunto Nova Natal.

"Nossa proposta é incentivar as práticas solidárias na integração com a comunidade. É uma pequena contribuição para renovar a esperança dessas pessoas e fazer multiplicar atos de amor ao próximo", disse a professora Andreza Sousa, uma das responsáveis pela realização da atividade.

Para acessar o hotsite da VI Semadec, clique aqui.

 

Conteúdo relacionado:

08/12/2015 - Divulgadas tabelas das modalidades esportivas coletivas

03/12/2015 - Inscrições prorrogadas para a Semana Artística, Desportiva e Cultural

30/11/2015 - Comissão organizadora divulga horários de treinos e ensaios

27/11/2015 - Inscrições abertas para a VI Semana Artística, Desportiva e Cultural 

09/11/2015 - Nova reunião com representantes de turma acontece nesta quarta-feira (9)

19/10/2015 - Reunião com representantes de turma acontece nesta quarta (19)

25/09/2015 - Comissão organizadora convida representantes para reunião

06/08/2015 - Comissão central organizadora realiza primeira reunião