Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA E INOVAÇÃO

Campus tem equipes finalistas da Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Mostra acontece de 26 a 28 de junho com prêmios e credenciais para eventos do Brasil e do exterior

Publicada em 24/06/2020 Atualizada há 12 meses

Times também disputam prêmio de votação popular virtual com vídeos postados no YouTube. Veja como votar

Três equipes do Campus participam da fase final da edição 2020 da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual, com projetos nas seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.

Entre os dias 26 e 28 de junho, os times vão ter seus projetos avaliados por especialistas e concorrer a prêmios e credenciais para eventos do Brasil e exterior. O evento conta também com palestras, workshops e uma maratona de inovação.


Prêmios

Os três melhores projetos de cada área, segundo o regulamento da FBJC, vão ter direito a medalhas das respectivas colocações. Todos os trabalhos concorrem também às premiações de "Destaque em Inovação", "Destaque em Rigor Científico", "Apresentação Destaque" e "Estreantes Destaque", nas quais serão considerados critérios específicos de avaliação. Além disso, os times que se destacarem vão receber um "prêmio especial surpresa" dos apoiadores e patrocinadores da Feira.

Confira a programação completa da Mostra.

 

O Prêmio Votação Popular

Com 334 equipes finalistas, os projetos concorrem ao Prêmio Votação Popular (dedicado ao trabalho com maior número de curtidas na página oficial do evento, com vídeos postados no YouTube) até 28 de junho. Para votar, os interessados podem clicar no link de cada projeto do Campus a seguir e clicar no botão "curtir":

ProjetoUtilização de imagens tiradas com a câmera de celular em análises químicas
DescriçãoO projeto utiliza smartphones, populares principalmente entre os jovens, para realizar análises físico-químicas de maneira acessível a estudantes de escolas que não dispõem de laboratórios e equipamentos de química. Nesse sentido, os autores utiliza conhecimentos em matemática e programação para obter dados químicos a partir de imagens.
AutoresHanna Vitória de Oliveira Silva, Yasmin Kaline de Carvalho Silva e Geovani Porto de Deus, com orientação de Daniel Lucas Dantas de Freitas e coorientação de Raíssa Vanessa de Oliveira Silva.
Linkhttps://fbjc.com.br/mostraDetalhes.php?projeto=287

 

ProjetomiRNA Biorepositório: Repositório de amostras biológicas
DescriçãoO miRNA Biorrepositório é um sistema do tipo repositório de dados que contém informações de cadastro de amostras biológicas (sangue, plasma, soro e material genético) de doadores com câncer de mama, colo de útero e próstata.
AutoresDaniel Barbosa de Souza e João Paulo Pereira de Medeiros, com orientação de Cesimar Xavier de Souza Dias e coorientação de Leandro Silva Costa e Leonardo Judson Galvão de Lima
Linkhttps://fbjc.com.br/mostraDetalhes.php?projeto=532


ProjetoEficiência de argilas na adsorção de pesticidas
DescriçãoSistema de tratamento produzido com insumos de baixo custo, como alternativa para evitar ou corrigir o problema da contaminação ambiental.
AutoresDavid Garcia, Ana Castro e Glauber Lima, com orientação de Roberto Lima e coorientação de Celyna Rackov
Linkhttps://fbjc.com.br/mostraDetalhes.php?projeto=156