Campus suspende atividades presenciais da fase 3 do retorno gradual

Medida visa reforçar questões de biossegurança diante do avanço da covid-19 no estado

Publicada em 26/01/2022 Atualizada há 1 ano

Válida a partir desta quinta (27), decisão estabelece que atividades aconteçam remotamente até novo posicionamento do Comitê Local Covid-19

A Direção-Geral do Campus Natal-Zona Norte, juntamente com o Comitê Local de Enfrentamento à Covid-19, após reunião extraordinária realizada nesta quarta (26), deliberou pela suspensão da fase 3 do retorno gradual à presencialidade e o retorno às atividades acadêmicas e administrativas de forma remota a partir desta quinta-feira (27), como forma de prevenir a contaminação comunitária da covid-19 e reforçar questões de biossegurança na escola.

A decisão foi tomada considerando os últimos dados publicados pelas Secretarias  Estadual e Municipal de Saúde, com relação ao aumento dos casos positivados para a covid-19, e ainda o número de servidores efetivos, terceirizados e alunos infectados – ou que tiveram contato com pessoas doentes – que comunicaram oficialmente essa situação ao Comitê.

De acordo com o parecer desse grupo de trabalho, a situação epidemiológica será acompanhada nos próximos dias e uma nova comunicação será realizada posteriormente para informar sobre o retorno às atividades presenciais.

Cabe destacar que, segundo o documento, os momentos síncronos (em tempo real) das disciplinas, incluindo as aulas práticas, também devem realizados de forma remota. No caso de atividades que devam acontecer estritamente no formato presencial, é necessário ao servidor solicitar autorização à chefia imediata, preferencialmente com antecedência de 24 horas da realização da atividade, para análise e decisão.

Acesse o parecer aqui.

Notificações de casos confirmados ou suspeitos

No parecer, o Comitê Local chamou atenção para a necessidade de servidores, alunos e familiares comunicarem ao Setor de Saúde possíveis casos de síndromes virais ou covid-19 que envolvam o Campus, "haja vista impossibilidade de saber de tais casos se a informação não for compartilhada". Nesse sentido, basta enviar um e-mail para notificacovid19.zn@ifrn.edu.br, descrevendo a situação. A ação é necessária para que o grupo acompanhe os casos e possa sugerir os encaminhamentos necessários para a proteção.

Conheça a página do Comitê.