ASSISTÊNCIA AO ALUNO

Campus revela números de concessão de auxílios digitais aos estudantes

Iniciativa assistencial já é a maior da história do Campus. Repasse total ultrapassa 650 mil reais

Publicada em 09/10/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Selecionados com pendências devem regularizar situação até 14 de outubro para poder receber auxílios

Concluída a primeira etapa de inscrições e análises dos inscritos no Edital nº 22/2020-DG/ZN, de concessão de auxílio digitais aos estudantes, o Campus torna públicos, nesta sexta-feira (9), os números de concessões até o momento. "A iniciativa já é a maior em volume orçamentário de assistência estudantil da história institucional, face à urgência e prioridade dessas concessões em nosso cenário educacional atual no IFRN e no mundo", destaca o diretor-geral Edmilson Campos.

O Auxílio Digital Conectividade

De acordo com o gestor, dos 258 estudantes inscritos no auxílio conectividade, 28 foram indeferidos por já possuírem internet e quatro por pendências na assinatura do termo de compromisso, invalidando automaticamente a inscrição. "Foram habilitados 226 inscritos, dos quais 208 apresentaram a documentação correta dentro do prazo e 18 tiveram com pendências que impossibilitaram a concessão num primeiro momento", explica.

No edital lançado pelo Campus, havia a previsão de 184 vagas iniciais para este auxílio. "No primeiro ajuste orçamentário, foram incluídos os 24 alunos inscritos sobressalente e divulgamos a primeira chamada de resultado para o auxílio conectividade com todos os 208 inscritos aptos (até aquele momento), deferidos ao recebimento deste auxílio", completa.

Após essa etapa, a Direção-Geral se reuniu com a Coordenação de Atividades Estudantis para buscar soluções para os 18 demais pendentes de documentação. Hoje, após encontros virtuais entre gestores da escola, nos quais houve novos ajustes orçamentários, foi aberto prazo para diligências dos inscritos com pendências, para que até 14 de outubro possam regularizar suas documentações e serem contemplados nas próximas chamadas de resultado do edital.

O Auxílio Digital Instrumental

Neste auxílio, houve 481 estudantes inscritos, dos quais 94 não puderam ser contemplados ou priorizados por já possuírem equipamentos ou por estarem fora dos critérios do edital, o que resultou em 387 inscritos sem computador para 280 vagas previstas inicialmente no edital. Desses, 37 apresentam alguma pendência de documentação, restando 350 possíveis de serem atendidos em primeiro momento.

"Desses 350, na primeira chamada, após um primeiro ajuste orçamentário, foi possível ampliar as concessões para este auxílio no edital em 40 vagas, contemplando, na sexta, 320 estudantes na primeira chamada. Novamente, nesta data, após atualizados ajustes orçamentários, mais uma vez acertados em reuniões, foi possível atingir a totalidade dos 350 inscritos sem computador e sem pendências de documentação dentro do prazo regular de inscrições", esclarece.

Edmilson deixou claro ainda que atualmente restam 37 estudantes com pendências, para os quais já existe reserva de recursos para atendimento. Nesse sentido, os inscritos para o auxílio instrumental terão também até 14 de outubro para regularizar documentos e, então, serem contemplados nas chamadas de resultados seguintes.

O Auxílio Material Didático

No total, 47 estudantes se inscreveram para o Auxílio Material Didático. Contudo, as inscrições realizadas estavam fora dos critérios de atendimento do edital, tendo, portanto, sido indeferidas. Nesse contexto, os recursos previstos para a modalidade foram remanejados para complementar as inscrições adicionais dos demais auxílios.

​"Em linhas gerais, após fecharmos esse período de diligências com os pendentes de documentação, a partir do dia 14 de outubro serão 613 contemplados com auxílios digitais no Campus Natal-Zona Norte, com um orçamento alocado para essa ação que supera os 670 mil reais, chegando assim ao limite da nossa execução orçamentária para 2020, no que concerne aos nossos recursos próprios de assistência estudantil para este ano", revela o dirigente.

Pagamentos

Segundo Edmilson, os pagamentos desses auxílios já estão sendo gradualmente repassados aos bancos, à medida que erros na contas e informações pessoais dos contemplados são ajustados individualmente pela Coordenação de Finanças e Contratos do Campus (Cofinc/ZN) para lançamento no sistema de pagamento. "Ao todo, cerca de 400 mil reais já foram pagos de auxílios e outros 165 mil serão processados nos próximos dias. Como cada banco possui seus próprios prazos de compensações, ainda esta semana os primeiros pagamentos devem começar a surgirem nas contas dos nossos estudantes".

Agradecimento

Por fim, o gestor agradece àqueles que contribuíram e seguem trabalhando para tornar possíveis iniciativas dessa natureza. "Quero concluir agradecendo o trabalho primoroso de todos que estão contribuindo para a concretude desta ação grandiosa que estamos executando neste momento de extremos desafios educacionais e reforçar o empenho da equipe do Campus em buscar viabilizar o pagamento desses auxílios no menor prazo possível e para o maior número possível de estudantes, sendo esse o orçamento desta ação um dos maiores já executados na assistência estudantil de uma única vez, face à especificidade do momento atual, o que ao mesmo tempo nós traz um volume de zelo, responsabilidade e esmero adicional. Em tempo oportuno traremos esses dados à publicidade de toda comunidade em reuniões e matérias informativas. Agora seguiremos com os passos seguintes que ainda temos a trilhar nesta ação", finaliza.

Conteúdo relacionado:

08/10/2020 - Sai resultado da segunda chamada do auxílio para compra de dispositivo eletrônico

02/10/2020 - Publicado resultado da seleção para ações de emergência e inclusão digital