INTERCÂMBIO

Campus recebe visita de professor de universidade canadense

Witty conheceu projetos desenvolvidos por alunos e compartilhou experiências sobre educação

Publicada em 11/06/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Diretor-geral e professores trocam experiências do ensino no IFRN e no Canadá

O Campus recebeu, nesta quarta-feira (10), a visita do professor Steve Witty, coordenador da área de soldagem e metalurgia do Sault College, da cidade de Sault St-Marie, no Canadá. Na ocasião, ele pôde conhecer projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos e compartilhar experiências do seu país na área da educação.

Ele foi recebido pelo diretor-geral Valdemberg Pessoa, pelo coordenador de Pesquisa e Inovação Roberto Lima e pelos professores Arthur Salgado, Bruno Costa, Marcus Fernandes e Pedro Ivo Nascimento.

Desde o início da semana no Estado, Witty, que já visitou os campi Natal - Central e João Câmara, está sendo acompanhado pelo professor do Campus João Câmara, Alexandro Rocha, um dos 43 professores brasileiros que participaram da primeira edição do Programa Professores para o Futuro, realizado entre os meses de fevereiro e maio. A visita contou também com o apoio do professor de Inglês Tito Matias, também do Campus João Câmara, que tem atuado como intérprete nas conversas com alunos e servidores do Instituto, e do diretor de Inovação Tecnológica do IFRN, Jerônimo Santos.

De acordo com o representante da Sault College, graças a um memorando de entendimento entre as duas instituições de ensino, a expectativa é aumentar a integração entre os profissionais para tornar mais efetivo o aproveitamento dos professores que participam do programa de capacitação no Canadá. "É muito importante esse suporte dos orientadores do College para que os professores, de volta às suas instituições, consigam aplicar o que aprenderam", avaliou o educador.

De acordo com Alexandro, o mais importante, em três meses de capacitação, foi a ênfase dada ao estreitamento dos laços entre o Instituto e as empresas: "Desde a minha chegada temos mantidos contatos bastante proveitosos com duas empresas do setor energético que atuam lá na nossa região [João Câmara], uma de energia eólica e outra de energia solar, com o objetivo de desenvolvermos programas de estágio e projetos de pesquisa. Neste momento, estamos fechando outra parceria, com uma empresa subsidiária da General Eletric".

Além do IFRN, o professor canadense também vai visitar os institutos federais do Amazonas, Sul de Minas, Piauí, de Alagoas e Sergipe.