Campus recebe convidados para roda de conversa sobre capacitismo

Atividade acontece na terça, dia 30, em dois horários, com presença de Ivan Baron e Thabatta Pimenta

Publicada por Neiryvan Cruz em 26/07/2024 Atualizada há 1 mês

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus (Napne), com apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade do IFRN (Negedi), promovem, nesta terça-feira (30), uma roda de conversa com o tema "Como combater o capacitismo no ambiente escolar".

O evento acontece na sala de audiovisual em dois horários – às 10h30min e às 13h30min – e recebe Ivan Baron, influenciador e ativista anticapacitista potiguar, formado em pedagogia, que se tornou conhecido por sua atuação nas redes sociais voltada à defesa e à divulgação de políticas de inclusão para pessoas com deficiência; e Thabatta Pimenta, ativista, radialista e primeira vereadora trans do Rio Grande do Norte. A atividade conta com mediação da pedagoga e servidora pública Ana Luísa Castro.

Cabe destacar que a iniciativa é voltada para estudantes e servidores, com ocupação do espaço por ordem de chegada.

Capacitismo, o que é?

O capacitismo é o preconceito ou a discriminação contra pessoas com deficiência. A prática do capacitismo se apresenta na forma de infantilização, tratando como incapazes as pessoas que possuem alguma deficiência e criando barreiras físicas que as impedem de exercer alguma atividade de forma independente; assim como pela falta de acessibilidade e vagas no mercado de trabalho e na educação.

thabatta pimenta ivan baron roda de conversa capacitismo