Qualificação

Campus realiza VI Seminário de Integração do Curso Artesã em Bordado à Mão

Ação foi realizada nos dias 3 e 4 de julho de 2023

Publicada por Ramon Soares em 06/07/2023 Atualizada há 11 meses, 4 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através do Campus Natal - Zona Norte, realizou, no dia 3 de julho de 2023, a sexta edição do Seminário de Integração do Curso Artesã em Bordado à Mão, do Programa Mulheres Mil. O evento foi realizado no Auditório Aurélio Rocha de Azevedo, nas dependências do próprio Instituto.

A ação tem o objetivo de elevar a escolaridade e qualificar mulheres para inserção no mercado de trabalho. O evento contou com a presença do diretor-geral, Edmilson Campos, da diretora acadêmica, Fabrícia Rocha, de representantes da Equipe Técnico-Pedagógica (Etep) e da equipe de Psicologia, além dos membros e professores do projeto.

O Campus Zona Norte oferece o curso desde 2018 e, mesmo durante a pandemia de Covid-19, manteve a oferta. Com a formação profissional, as alunas concluíram o curso preparadas para produzir bordados profissionalmente e integrarem o mercado do artesanato.

Adeilza Pinheiro, integrante do corpo docente do Campus, acredita que o curso, além de promover momentos de reflexão, possibilita que as participantes “entendam sobre si, aprendam a importância do trabalho em equipe e preservem a tradição do trabalho de bordar”. Além disso, a professora acredita, ainda, que a ação proporciona o desenvolvimento profissional e pessoal das estudantes.

Mulheres Mil

O Programa foi instituído pela Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011 e faz parte de um conjunto de ações que visam à consolidação das políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Estruturado em torno dos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, o projeto nasceu em 2007 e foi desenvolvido em treze projetos pilotos implantados pelos Institutos Federais dos Estados do Norte e Nordeste, com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de mulheres, permitindo-lhes melhorar o seu potencial de mão-de-obra, suas vidas e as das suas famílias e comunidades.

A proposta apresenta a metodologia Mulheres Mil - Sistema de Acesso, Permanência e Êxito, desenvolvida para acolher mulheres que se encontram em diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade social e incluí-las nos processos educativo e no mundo do trabalho.

Qualificação
Bordado à Mão