PROJETO INTEGRADOR

Apresentações acontecem na próxima quarta-feira (18)

Ação busca relacionar teoria e prática de disciplinas ensinadas em sala de aula

Publicada em 13/03/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A interação funciona assim: cada grupo responsável por um tema é composto por alunos e professores de cursos diferentes

O Campus será palco, nesta quarta-feira (18), das atividades desenvolvidas no Projeto Integrador 2014, componente curricular dos cursos técnicos em Comércio, Eletrônica e Informática, na forma integrada, e de Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade subsequente, que busca articular, interdisciplinarmente, os conhecimentos gerais e técnicos ensinados em sala de aula com exposições em pôster e apresentações de protótipos.

A temática deste ano é "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Regional: Zona Norte de Natal Pós-Copa". Na oportunidade, serão discutidos temas como acessibilidade, administração pública, consciência energética, aprendizagem, qualidade de vida e mobilidade urbana.

Segundo o professor Alexandre Filho, um dos coordenadores desta edição do projeto, os visitantes vão encontrar bons trabalhos: "Eles são o resultado de um processo que recebeu contribuições de participantes de cursos diferentes, que nos mostraram a importância de valorizar e aprender conhecimentos de todas as áreas".

A ideia de reunir alunos e professores com a missão de interrelacionar teoria e prática das disciplinas foi trazida do Campus Ipanguaçu, em 2007, pela professora Marjorie Ramos. Em 2009, já na Zona Norte, ela conseguiu com um grupo de professores colocar em prática a experiência: surgia então o Projeto Integrador: "Nos dois primeiros anos, participaram alunos dos cursos de Eletrotécnica e Manutenção de Computadores e, a partir de 2011, turmas de terceiro ano dos cursos técnicos integrados", revelou Marjorie.

O sucesso foi tanto que, desde 2012, cada grupo responsável por apresentar um tema passou a ser composto por estudantes e professores de todos os cursos, interligando conhecimento, saberes e pessoas. "Foi um divisor de águas", revelou a professora.

Oficinas

A convite de alguns campi, a coordenação da última edição projeto, realizado em 2013, iniciou uma série de visitas para apresentar o passo-a-passo para a realização da ação. Até o momento, foram visitados a Reitoria e os campi Nova Cruz, Canguaretama, São Paulo do Potengi e Caicó, este na última quarta-feira (11).

Mais:

Acesse a distribuição de salas aqui.