INTERDISCIPLINARIDADE

Campus promove mesa-redonda virtual sobre história de pretos e índios

Iniciativa busca discutir assunto sob uma perspectiva 'escondida' pela historiografia oficial

Publicada em 15/04/2021 Atualizada há 1 ano

Atividade faz parte do "Mundo Encantado da Geografia" – projeto de ensino do Campus que aposta na gamificação para estimular o gosto dos estudantes pela Geografia

O Campus promove virtualmente, na próxima segunda-feira (19), às 19h, a mesa-redonda "Pretos e índios: espaço/tempo de (re)contar a história". A atividade será realizada por meio do Google Meet, com a participação de Suzana Mafra e Julianny Katarine, ex-professoras do Campus, e de Luiz Katu, cacique e professor de etno-história na Escola Municipal indígena João Lino, na comunidade Catu, localizada no município de Canguaretama/RN.

"O evento será de grande importância para que possamos discutir, com quem realmente tem o lugar de fala, sobre a história de pretos e índios escondida pela historiografia oficial", revela a professora Marjorie Ramos, uma das organizadoras da mesa-redonda.

Para se inscrever, basta preencher um formulário online até o dia do evento. A inscrição é gratuita e dá direito a certificado de participação.

Inscreva-se aqui.

A arte de contar histórias a serviço do ensino e da interdisciplinaridade

A iniciativa é uma de três do "Mundo Encantado da Geografia (MEG)" – projeto de ensino do Campus que aposta na gamificação como metodologia para estimular a criatividade dos estudantes e o seu gosto pelo conhecimento. Então, nesse sentido, a live corresponde à etapa de encerramento do projeto, iniciado há cerca de um ano, cuja característica principal é aplicar às suas ações conhecimentos de storytelling (em inglêscontar histórias).

Segundo Marjorie, o projeto de ensino busca "destruir o monstro multifacetado da ignorância". "Para atingir esse objetivo, os estudantes precisam destruir as armadilhas plantadas em sete reinos. Como forma de homenagear os nossos ancestrais, todos os reinos receberam nomes e lideranças de personalidades negras e indígenas, com grande histórico de lutas sociais", detalha. Uma delas é o cacique Luiz Katu, convidado da mesa-redonda, que, no jogo, é a liderança do Reino 7: "Potiguara Catu".

A responsável destaca também o envolvimento dos alunos como essencial para o sucesso do projeto. "Para que os estudantes se apropriem dessas histórias “escondidas”, eles mesmos estão realizando pesquisas e sugerindo nomes para as lideranças dos reinos", completa a professora. Nesse contexto, mais duas atividades vão acontecer nos próximos dias: o "Torneio Tribruxo de Geogwarts" e outra cujo conteúdo será revelado em breve.

Além de Marjorie, o MEG conta, na coordenação, com o apoio dos ex-alunos Higor Nascimento e Beatriz Azevedo; o projeto ainda tem como orientadores os professores Cesimar Xavier, Elis Costa, Vanessa Oliveira e Zildalte Macedo, por meio de uma parceria com o Projeto Mandala Interdisciplinar, do qual fazem parte os educadores.