Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Campus promove Ciclo Formativo sobre o impacto do Pibid na sociedade

Atividade acontece no dia 17 de setembro, às 19h, no auditório

Publicada por Neiryvan Cruz em 12/09/2025 Atualizada em 12 de Setembro de 2025 às 10:21

A coordenação local do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) do Campus Natal-Zona Norte realiza, no dia 17 de setembro, mais um Ciclo Formativo com professores e estudantes do programa. A iniciativa recebe a pró-reitora de Extensão do IFRN, Samira Fernandes Delgado, e a coordenação institucional do próprio Pibid.

Com o tema “Muito além dos muros da escola: o Pibid e seu papel na sociedade”, os ciclos visam promover reflexões sobre a atuação do Instituto nas escolas parceiras das redes estaduais e municipais e seus impactos na sociedade. Além das interações, este momento formativo também oportuniza a socialização das práticas educativas realizadas pelos ao longo desse primeiro ano de execução.

As atividades serão realizadas em nove datas, contemplando 15 campi do IFRN. Confira a programação:

  • 17 de setembro - Ceará Mirim e Natal Zona-Norte
  • 18 de setembro - São Paulo do Potengi e Santa Cruz
  • 19 de setembro - Natal-Central
  • 23 de setembro - Macau e João Câmara
  • 24 de setembro - Natal Zona-Leste e Canguaretama
  • 29 de setembro - Currais Novos e Caicó
  • 30 de setembro - Pau dos Ferros
  • 01 de outubro - Apodi e Mossoró
  • 02 de outubro - Ipanguaçu

O programa

O Pibid é um programa vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem como objetivo promover a iniciação à docência, inserindo os licenciandos no cotidiano das escolas, proporcionando-lhes a convivência com a cultura escolar e o acesso a experiências pedagógicas diversificadas que envolve ensino, pesquisa e extensão.

Tem se constituído como um programa exitoso no fortalecimento da formação de professores em nível superior, além de contribuir para elevar a qualidade da educação básica pública no Brasil.

No IFRN, o Pibid está presente em todas as licenciaturas. Em números, são 23 subprojetos, distribuídos nos 15 campi, atendendo diretamente 664 bolsistas.