Campus oferece a alunos curso preparatório para aulas virtuais

Capacitação será ministrada de 31 de agosto a 4 de setembro no Google Classroom

Publicada em 24/08/2020 Atualizada há 1 ano

Curso busca preparar os alunos para o retorno das aulas de forma remota

O Campus oferecerá aos estudantes, entre 31 de agosto e 4 de setembro, uma capacitação em ferramentas Google para o ensino remoto. Trata-se de um curso de formação inicial e continuada (FIC) que busca preparar os alunos para o retorno das aulas de forma remota.

Os estudantes serão distribuídos no Google Classroom (no Brasil, também chamado de Google Sala de Aula) em 13 turmas:

Informática para Internet (M)Leonardo Bruno9h
Eletrônica (M)Francisco Júnior10h
ComércioAilton Torres10h
Manutenção e Suporte em InformáticaJoão Marcos 10h

Eletrônica (V)Leonardo Bruno14h
ComércioRodolfo Costa14h
Informática para Internet (V)Rodolfo Costa15h
Licenciatura em InformáticaDaniel Garcia15h

Noite

Tecnologia em Marketing (períodos 1, 2 e 3)Thomas Nogueira19h
Comércio (EJA)Giovanninni Batista19h30
Licenciatura em InformáticaFrancisco Júnior19h30
Manutenção e Suporte em InformáticaDaniel Garcia20h
 Tecnologia em Marketing (períodos 4, 5 e 6) Thomas Nogueira 20h

Segundo o professor Francisco Júnior, que divide a organização do curso com o professor Rodolfo Costao material didático é composto por tutoriais e vídeos curtos demonstrativos. "Tentaremos atender ao número máximo possível de alunos. Aqueles que não conseguirem fazer nesta primeira oferta, por alguma razão, serão identificados para que vejamos alternativas para eles", comentou.

Cada turma terá um professor principal e um monitor, aluno do Curso de Licenciatura em Informática. Não será necessário se inscrever no curso. Todos os estudantes serão convidados e receberão os códigos das turmas no Google Classroom para acesso. Serão utilizados, de acordo com o educador, prioritariamente os e-mails com extensão "@escolar.ifrn.edu.br".

"Em todos os dias de curso, haverá um momento síncrono para interação do professor com os alunos em tempo real. A plataforma utilizada será o Google Meet e, nestes momentos síncronos, os alunos poderão tirar dúvidas e interagir com professor e colegas. Eles terão duração de 30 a 45 minutos. Além disso, haverá a opção para quem não quiser fazer o curso, por já conhecer as ferramentas, mas isso precisará ser declarado nos primeiros dias, num formulário online específico", esclareceu Francisco.

No curso serão abordados o Google Sala de Aula e outras ferramentas complementares, também do Google: Meet, Drive, Documentos e Agenda. A capacitação conta ainda, na organização, com o professor Rodolfo Costa, a Equipe Técnico-Pedagógica (Etep) e o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais do Campus (Napne).