PESQUISA E INOVAÇÃO

Campus inaugura laboratório de robótica e tecnologias educacionais

Espaço surgiu graças a projeto do Campus contemplado em edital externo com cerca de 90 mil reais

Publicada em 12/02/2023 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Liviane Melo apresenta espaço em sua inauguração a gestores, equipe de trabalho e convidados

A semana segue movimentada no Campus, com boas notícias para a comunidade escolar. Na quarta-feira (8), aconteceu a inauguração do laboratório de robótica e tecnologias educacionais, com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Avelino Neto, de diretores da escola, coordenadores de projetos e estudantes.

Cabe destacar que o espaço surgiu graças ao projeto Programação e Robótica como recursos didáticos de iniciação tecnológica para o ensino fundamental, de autoria do professor Francisco das Chagas Júnior, aprovado pela Chamada Pública IFES nº 01/2021 com recursos financeiros da ordem 90 mil reais. O montante foi aplicado à infraestrutura local e ao pagamento de bolsas para coordenadores, extensionistas, colaboradores externos e monitores do projeto.

"O recurso com o qual fomos contemplados, além de contribuir para o desenvolvimento do projeto, ajudou a ampliar ações de ensino, pesquisa e extensão do Campus, com destaque para o Curso Técnico Integrado em Eletrônica e o Curso Superior de Licenciatura em Informática. O valor vai somar ainda ao Curso de Especialização em Ensino, cuja oferta será anunciada em breve", revelou a professora Liviane Melo, membro da equipe.

O local recém-inaugurado foi equipado com quadro branco; armários; computadores do tipo desktop; notebook; projetor multimídia; tablets; e kits Arduino, Raspberry Pi 4 e Lego Mindstorms EV3. "Todo o material adquirido possibilitou a criação de um novo laboratório e tem sido utilizado para a oferta de cursos de robótica, programação e iniciação tecnológica para escolas públicas da Zona Norte de Natal, de São Gonçalo do Amarante, de Goianinha e de Canguaretama", comentou Francisco.

Segundo ele, o alcance demonstra a amplitude e a relevância do projeto. "Além de propiciar conhecimento e inovação para diversos estudantes do estado, tem sido uma experiência muito rica para os alunos que fazem parte da equipe", completou.

Perspectivas do laboratório

O novo espaço será essencial para a realização de ações envolvendo tecnologias, pensamento computacional e robótica educacional. A previsão é de que seja utilizado de diversas formas, por exemplo, para:

• cursos de formação inicial e continuada (FIC);
  • minicursos voltados à comunidade interna e externa;
  • projetos de extensão em parcerias com escolas da Zona Norte de Natal;
  • projetos de pesquisa e inovação;
  • aulas das disciplinas do Curso Superior de Licenciatura em Informática;
  • aulas do Curso de Especialização em Ensino; e
  • aulas dos cursos técnicos oferecidos pelo Campus.

O projeto

Pioneiro no estado, o projeto buscou atender sete escolas estaduais e municipais, em média 400 alunos dos dois últimos anos do ensino fundamental, com cursos relacionadas a tecnologias aplicadas à educação, programação e robótica, de forma a estimular o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, o trabalho em grupo, o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a tomada de decisão.

Em sua equipe, a iniciativa contou também com a colaboração de alunos dos cursos de Licenciatura em Informática e Técnico em Eletrônica, do Campus Natal-Zona Norte, e Tecnologia em Sistemas para Internet, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Informática, do Campus Canguaretama, na condição de bolsistas e voluntários; ainda compuseram o time os professores Helber Wagner da Silva e Bruno Augusto Ferreira Vitorino, do Campus Canguaretama, e Isaque Tertuliano, da rede estadual de ensino.