Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COVID-19

Campus confirma avanço para fase 4 do retorno gradual em 7 de fevereiro

Data segue orientação do Comitê Local Covid-19, em função do aumento de casos da doença

Publicada em 24/01/2022 Atualizada há 1 ano

Estudantes devem consultar informações sobre início do módulo 4 do semestre 2021.2

O Campus comunicou, na sexta-feira (21), o manutenção na fase 3 do retorno das aulas presenciais até 4 de fevereiro. A medida segue a avaliação do Comitê Local Covid-19, com base na recomendação do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir), que gerou nova publicação do Conselho Superior (Consup), com alteração das datas antes programadas. O Campus está realizando aulas e atividades administrativas presenciais desde 18 de novembro. 

 

Aulas

Conforme as diretrizes pedagógicas aprovadas, desde o dia 11 de janeiro de 2022 é permitida a ocupação de até 75% dos espaços físicos, com a manutenção dos distanciamentos necessários e o uso de máscara de proteção. As turmas com mais de 30 estudantes continuam em esquema de rodízio. A próxima fase, prevista para 7 de fevereiro, diz respeito a 100% das aulas de forma presencial, ou conforme a realidade da fase de cada campus.

Nesse contexto, as disciplinas, neste fase, estão habilitadas para a volta gradual à presencialidade, respeitados os protocolos de biossegurança, o que inclui, dentre outros aspectos, o distanciamento físico entre as pessoas. Em atenção a esse ponto, as salas possuem uma capacidade limitada, de modo que algumas turmas precisarão funcionar segundo uma sistemática do rodízio. 

A partir desta segunda-feira (24), data de início do módulo 4 do semestre 2021.2, os rodízios vão acontecer com a divisão das turmas em dois grupos, que vão alternar os encontros presenciais semanalmente. A organização desses grupos será realizada pelo professor pela ordem alfabética da listagem de alunos da turma, desde que a informação da composição desses grupos seja compartilhada no Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

"Os dias e o tempo das aulas vão permanecer no formato que já vem sendo praticado: as aulas divididas em momentos síncronos e assíncronos com duração de 35 minutos cada. Os professores vão passar a ministrar seus momentos síncronos no Campus, com a presença de alguns alunos, e a outra parte da turma acompanhando remotamente. Por último, será realizado o compartilhamento da tela do professor para quem estiver no remoto e a projeção no quadro para aqueles que estiverem no presencial", esclarece a diretora acadêmica Fabrícia Abrantes.  

Para mais informações sobre o início do módulo 4 do semestre letivo 2021.2, clique aqui.

 

Passaporte de Acesso

Não será necessária a apresentação do Passaporte de Acesso (Voucher) para ingressar no Campus. Entretanto, o aluno deve permanecer na escola apenas pelo período em que tem atividades acadêmicas previstas.

 

Servidores

No momento, os servidores seguem trabalhando com até 75% das equipes atuando presencialmente, em esquema de revezamento. A próxima fase diz respeito aos 100% dos servidores em trabalho presencial nos campi e na Reitoria, o que deve acontecer em 7 de fevereiro.


Orientações

A decisão quanto à mudança de fase do cronograma de retorno presencial foi tomada com orientação da Secretaria da Saúde Pública do Estado (Sesap/RN), por meio da coordenadora de Vigilância em Saúde, Teresa Freire, e da subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Diana Rego. No estado, o número de notificações de Covid em 19 de janeiro passou de 1.300. "Estamos com um número de casos em expansão. A Covid-19 ainda é uma doença desconhecida do ponto de vista epidemiológico. Deverá haver ainda um pico de Ômicron nas próximas semanas, mas com uma diminuição em seguida", informou Diana. 

Representantes do Comitê Covid-19 IFRN destacaram que os cenários vão continuar sendo monitorados. "Nos próximos dias, vamos divulgar materiais informativos para orientar a comunidade acadêmica quanto aos cuidados necessários no ambiente presencial e quanto aos procedimentos no caso de suspeita ou contágio gripal e de Covid-19", finalizou a diretora de Gestão em Atividades Estudantis no IFRN, Valéria Regina.


Acesse:

Orientações sobre início do 4º módulo do semestre 2021.1, a partir de 24/1/2022

Resolução 12/2022 - Trata da organização do trabalho dos servidores e estagiários em decorrência do coronavírus (covid-19) e o retorno gradual e seguro das atividades presenciais no âmbito do IFRN

Resolução nº 13/2022 - Altera o anexo da Resolução nº 73/2021-CONSUP/IFRN e a tabela que disciplina as fases do retorno gradual à presencialidade