AULAS

Campus anuncia retomada parcial das atividades acadêmicas presenciais

Retorno vale para disciplinas práticas a partir desta segunda-feira (14). Veja os detalhes

Publicada em 11/02/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Presencialidade parcial se refere às disciplinas práticas que, em caráter excepcional, necessitem de metodologias essencialmente presenciais

O Campus anunciou hoje (11) a retomada parcial das atividades acadêmicas presenciais a partir desta segunda-feira (14). A decisão segue a recomendação do Comitê Local Covid-19, que permite a realização de atividades acadêmicas presenciais, para além das administrativas que seguem acontecendo, exclusivamente para as disciplinas práticas – validadas pelos Colegiados dos Cursos – que, em caráter excepcional, necessitem de metodologias essencialmente presenciais durante esse período.

Nesse contexto, os professores que vão ministrar aulas dessas disciplinas no Campus vão entrar em contato com os estudantes, que devem ficar atentos às mensagens do ambiente remoto de aprendizagem para obter informações sobre os encontros presenciais.

As medidas adotadas pela Direção-Geral, com base na avaliação do Comitê, foram a pauta principal da última reunião virtual de representantes de turma, realizada nesta sexta (11), e comunicadas aos servidores por meio do e-mail institucional, de modo a reforçar o diálogo entre gestão, técnicos-administrativos, professores e a comunidade escolar em geral.

Por enquanto, atividades acadêmicas preferencialmente no formato remoto

No seu parecer, publicado pela manhã, o grupo de trabalho local acatou o parecer do Comitê Covid-19 IFRN, apresentado ao Colégio de Dirigentes do Instituto (Codir) na quinta-feira (10), o qual, com base na situação epidemiológica da região, recomenda o formato de ensino preferencialmente remoto. O diferencial é justamente a abertura parcial para disciplinas práticas descrito no parecer local. A próxima reunião dos membros do Comitê Local para nova avaliação do cenário da pandemia acontece no dia 18 de fevereiro.

Cabe salientar, ainda, que o parecer local inclui também a continuidade ao processo de divulgação e incentivo às notificações de casos suspeitos e positivados para a Covid-19 na comunidade acadêmica do Campus; e a promoção de uma iniciativa de sensibilização e orientação sobre os protocolos institucionais referentes à pandemia junto a terceirizados, estagiários e colaboradores da escola.

Acesse o documento local aqui.

Análise do comitê sistêmico

parecer do Comitê Covid-19 IFRN foi finalizado ainda na manhã do dia 10 a fim de trazer os dados o mais atualizados possíveis, levando em consideração o papel do grupo de trabalho, que é o de subsidiar os gestores da Instituição quanto à tomada de decisões, com informações fidedignas e com parecer técnico sobre o quadro epidemiológico do estado. A recomendação indicada pelo Comitê foi votada e os membros do Codir decidiram seguir as recomendações presentes no parecer.

De acordo com a análise do cenário epidemiológico, o Comitê recomendou a permanência do desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas preferencialmente de forma remota emergencial e nova avaliação do cenário em sete dias. Os gestores de cada campus já realizam reuniões locais a fim de definir o funcionamento da unidade a partir dos dados apresentados no documento. As decisões devem ser anunciadas nos canais oficiais de comunicação de cada campus.

Parecer do Comitê Covid-19 IFRN

O documento pode ser conferido na íntegra neste link. Ele traz a análise do cenário da pandemia, com a ocupação dos leitos críticos por região e a taxa de transmissibilidade em cada uma das cidades em que o IFRN possui campus. O Comitê aponta o máximo de ocupação de espaços pelos estudantes correspondente a cada uma das fases do retorno gradual à presencialidade e os indicadores utilizados para a avaliação epidemiológica: taxa de transmissibilidade, percentual de casos novos, ocupação de leitos críticos, e taxa de vacinação (com a exigência, pela Instituição, do passaporte vacinal), entre outros.

Conforme o que foi encaminhado na reunião do dia 28 de janeiro de 2022, o Codir se reúne todas as quintas-feiras a fim de avaliar o cenário epidemiológico e recomendar posicionamentos quanto ao formato de aulas adotado. A próxima reunião acontece no dia 17 de fevereiro, a partir das 9h.

Acesse:

Parecer n° 3/2022 - Comitê Covid-19 IFRN

Parecer do Comitê Local Covid-19 (IFRN-ZN)