Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COVID-19

Campus anuncia avanço para fase 3 do retorno gradual à presencialidade

Nova etapa de volta às atividades presenciais passa a valer a partir de 11 de janeiro

Publicada em 06/01/2022 Atualizada há 1 ano

Com a terceira fase, quantitativo de estudantes e servidores no mesmo ambiente passa a ser 75%

Na próxima terça-feira, 11, o Campus dará início à fase 3 do retorno das aulas presenciais. Na mesma data, ocorrerá, também, a terceira fase do retorno das atividades presenciais dos servidores da escola, conforme parecer positivo do Comitê Local de Enfrentamento à Covid-19, divulgado no dia 29 de dezembro de 2021.

Com base na Resolução nº 47/2021, aprovada pelo Conselho Superior do IFRN (Consup), iniciou-se o retorno gradual à presencialidade dos estudantes do Instituto Federal no dia 8 de novembro. Um pouco antes, no dia 18 de outubro, os servidores da instituição começaram a retornar às suas atividades de forma gradual, conforme a Resolução nº 50/2021 do Consup, alterada parcialmente pela Resolução nº 72/2021 deste mesmo Colegiado.

Ambas as resoluções têm em comum a determinação de retorno de forma gradual, híbrida e em fases. Com a terceira fase, o quantitativo de estudantes e servidores no mesmo ambiente passa a ser 75%, obedecendo as orientações dos órgãos de saúde do Ministério da Educação (MEC) e do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do IFRN.

Já na quarta fase, com previsão para o dia 24 de janeiro de 2022, haverá o retorno integral ao trabalho presencial, desde que a soma dos scores 1 e 2 esteja inferior a 30% do IC – indicador composto para monitoramento da pandemia pela covid-19 no estado do Rio Grande do Norte. O documento destaca que o dirigente de cada Unidade de Ensino poderá retroceder entre as fases, de acordo com as recomendações do comitê sistêmico ou da comissão local de enfrentamento à covid-19.

 

Próximas fases do retorno das aulas presenciais

A quarta fase terá início com a volta gradual das turmas que não comportem a presença de todos os estudantes em sala, conforme às condições de biossegurança.

Com as condições sanitárias favoráveis, a partir do semestre letivo 2022.1, todas as atividades do IFRN serão presenciais, tendo fim o ensino misto provisório (aulas presenciais e remotas).

Resolução nº 73/2021 explica, porém, que, caso haja retrocesso nos indicadores das condições de biossegurança que inviabilizem a permanência em uma determinada fase, “haverá retorno a uma das fases/subfases anteriores”. Ainda segundo o documento, havendo agravamento das condições de biossegurança que inviabilizem qualquer nível de presencialidade, haverá retorno total do ensino remoto emergencial.

 

Acesse: