Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SOLIDARIEDADE

Campi doam alimentos perecíveis da merenda estudantil

Em razão da paralisação de atividades, produtos foram repassados a outras instituições

Publicada em 20/03/2020 Atualizada há 1 ano

No abrigo de Idosos em Parelhas, a Irmã Dolores Martins agradeceu o gesto: “aqui doações são sempre bem-vindas"

Com a suspensão das atividades acadêmicas do IFRN face ao avanço do coronavírus (Covid-19), os campi do Instituto têm buscado alternativas para evitar desperdício dos alimentos destinados à merenda escolar. A unidade de São Gonçalo do Amarante fez doações para um abrigo de idosos na cidade na própria terça, dia inicial da suspensão.


Natal-Central

O Campus Natal Central ajudou, com pães, ovos, legumes, frutas e verduras ao Hospital Infantil Varela Santiago e ao Instituto Juvino Barreto. Vanessa Medeiros, nutricionista no Campus, coordenou a ação: “como as aulas foram suspensas por tempo indeterminado a partir das 12h da terça-feira e a decisão foi tomada na manhã do mesmo dia. Assim, já tínhamos em estoque todas as frutas que iríamos precisar para os lanches da semana, e tínhamos acabado de receber metade das verduras da semana, além de bandejas de ovos e 68kg de pão, que havíamos recebido na véspera. Todos esses são alimentos perecíveis, que estragam em poucos dias caso não sejam consumidos, mesmo que armazenados adequadamente. Então resolvemos doar”, disse.

No total, foram doados 380 quilos de frutas, como abacaxi, mamão e banana, 130 quilos de verduras e legumes, e mais ovos e folhagens, como alface, vagem, acelga, rúcula e couve-folha às instituições. “Dada a urgência, tentei contato com o Hospital Infantil Varela Santiago, mas como não consegui de pronto, busquei o Juvino Barreto, mas logo depois consegui falar com a nutricionista do Varela e acabamos doando uma parte para cada instituição. Eles foram na terça à tarde mesmo ao IF para buscar, cada instituição em seu carro próprio”, finalizou Vanessa.


Parelhas

OCampus Avançado Parelhas do IFRN também realizou a doação de gêneros alimentícios adquiridos para serem servidos na merenda escolar. Duas entidades da cidade, localizado no Seridó Potiguar, foram beneficiadas com os itens: a Maternidade Dr. Graciliano Lordão e a Associação Beneficente Virgem dos Pobres (Abrigo de Idosos). Segundo a diretora-geral do Campus, Gerlúzia Azevedo, a doação surgiu como ideia após a suspensão das atividades do IFRN como medida de prevenção à disseminação do Covid-19: “como os insumos são altamente perecíveis e as atividades acadêmicas estão suspensas por tempo indeterminado, a doação buscou evitar a perda dos alimentos, servindo ainda como um ato de solidariedade”, disse. No abrigo, Irmã Dolores Martins agradeceu o gesto: “agradeço a compreensão e gentileza. Aqui as doações são sempre muito bem-vindas”. Na Maternidade, Maria Margarida, diretora administrativa, elogiou a ação.

 

Zona Norte

"Destaco a importância da solidariedade e empatia com o próximo nesses momentos de crises, para que possamos nos ajudar a superar as dificuldades que a situação nos impõe”, disse Edmilson Campos, diretor-geral em exercício do Campus Natal-Zona Norte. O Campus distribuiu – entre 25 alunas do Programa de Extensão Mulheres Mil e 25 terceirizados – 200 litros de bebida láctea, 60 quilos de pão, 130 quilos de frutas e 30 quilos de queijo.

Para a assistente social Etiene Ferreira, ações como esta são importantes porque são uma forma de reverter o investimento público em benefícios à sociedade, cujos tributos contribuem para a existência do IFRN, "A consciência social que temos é saber que tudo é proveniente dos nossos impostos, que devem ser sempre destinados a construir uma sociedade justa e igualitária", afirmou.

 

Gestão

O reitor do IFRN, professor Wyllys Tabosa, em vídeo oficial enalteceu o trabalho desenvolvido por técnicos e docentes nesta fase de enfrentamento ao Covid-19 e ressaltou a importância de ações de amor e solidariedade, como as descritas acima. O vídeo está disponível abaixo: