Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ESPORTE

Atletas conciliam rotina de estudos e treinos para vencer no esporte e na vida

Mateus e Gabriel vêm se destacando em competições escolares na natação e no atletismo

Publicada em 15/02/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Alunos falam de dia a dia e revelam expectativas para competições esportivas

Os atletas-estudantes Mateus de Azevedo Lopes Oliveira e Gabriel Coriolano Vasconcelos Germano tiveram resultados expressivos em competições nacionais realizadas recentemente.

Mateus, de 17 anos, aluno do segundo ano do Curso Técnico Integrado de Eletrônica e atleta do Aeroclube Natal, classificou-se para a etapa nacional de natação dos Jogos Escolares Mundiais – a Gymnasiade –, maior competição estudantil do mundo na faixa etária dos 16 aos 18 anos de idade. Na seletiva estadual, realizada nos dias 11 e 12 de fevereiro em Natal/RN, o atleta saiu vencedor em três estilos: 50m borboleta, 100m borboleta e 100m livre. A etapa classificatória foi regida pelas regras da Federação Internacional de Natação – FINA.

"Foi muito gratificante para mim participar dessa classificatória, não só pela oportunidade disputar a seletiva de um mundial escolar, mas também por ser a minha primeira competição pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Tenho agora a expectativa de chegar bem ao [campeonato] brasileiro. Vou trabalhar para dar meu máximo e representar bem o IFRN e o meu estado", projetou o estudante. 

A próxima etapa acontece em Aracaju/SE, entre os dias 28 e 31 de março. Se repetir o bom desempenho, Mateus pode garantir a sua participação na Seleção Brasileira Escolar, que disputa os Jogos Mundiais Escolares de 14 a 22 de maio, na Normandia, França.

 

O dia a dia de Mateus

Conciliar estudos e rotina de treinos nem sempre é fácil e requer muita disciplina. Mateus treina de segunda a sábado no Aeroclube Natal, com cerca de três horas e meia de atividades diárias, distribuídas entre treino na água e musculação. "O dia a dia é intenso, seis dias na semana, mas consigo estudar pela manhã e revisar o conteúdo à noite", revela.

O esforço tem dado resultado: em 2019, ele foi o terceiro melhor no campeonato brasileiro da categoria, recordista norte-nordeste e estadual, e campeão do estado e da região. No mesmo ano, obteve o quarto lugar nos Jogos Escolares da Juventude, considerado o torneio nacional da modalidade. Em 2020, repetiu o bom desempenho e garantiu o segundo lugar no ranking brasileiro nos 100m nado borboleta, além de ter sido novamente campeão e recordista estadual. Neste ano, ele segue evoluindo e já venceu os campeonatos norte-nordeste e estadual, bateu o recorde da categoria no RN e garantiu-se na final da disputa nacional.

 

Gabriel: Da largada à linha de chegada para superar desafios

Outro estudante também tem tido destaque no esporte, desta vez no atletismo. Gabriel Coriolano Vasconcelos Germano, de apenas 15 anos, cursa o primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet e também leva a sério a rotina de treinos. Em novembro de 2021, ele participou das Paralimpíadas Escolares 2021, em São Paulo/SP. 

Na competição, Gabriel conquistou para a delegação potiguar a medalha de ouro nos 75m e no salto em distância (na classe T37), logo em sua estreia. "Achei a Paralimpíada fascinante! De lá trouxe bastante aprendizado, não me senti inferior aos outros competidores, e pude aprender com outras pessoas. Tudo isso me impulsiona a correr atrás dos meus sonhos e objetivos. Pela minha experiência, posso falar que o atletismo mudou minha vida para melhor. Ele me ajudou a ter mais disciplina, ser pontual, respeitoso e o mais importante: me valorizar", declarou o jovem.

O jovem, atleta da Associação Paradesportiva do RN (Aparn), desloca-se três vezes por semana da Zona Norte de Natal, onde mora, até o Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC), no bairro de Lagoa Nova. Os treinos duram em média três horas e meia. Quando chega em casa, ele costuma almoçar, descansar um pouco e se preparar para assistir às aulas. "O esporte me ajuda a ser um aluno melhor, pois me fez aprender a ter comprometimento com as aulas e sonhar alto. Ele me ensina a não conhecer a palavra 'impossível', a ter foco no atletismo e nos estudos, e também me ajuda a reconhecer o meu valor e me aceitar como sou, mesmo com minhas limitações", destacou.

Na sua primeira participação na competição nacional, em 2019, ele ganhou três medalhas de ouro. Em 2021, já aluno do Campus, ele repetiu o feito de dois anos atrás (com dois ouros) e ainda bateu o recorde do salto em distância. A edição 2020 do evento foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.

Segundo o Ministério da Cidadania, a competição reuniu mais de 900 alunos com deficiência, de 25 estados, para a disputa de 13 modalidades no Centro de Treinamento Paralímpico. O evento contou com rigorosos protocolos sanitários e, para aqueles com faixa etária contemplada no plano nacional de vacinação, foi obrigatória a comprovação das doses da vacina contra Covid-19.

 

Estímulo ao esporte no Campus

Uma das incentivadoras da prática esportiva no Campus, a professora de Educação Física Ligyanne Alencar fala sobre o papel do IFRN no estímulo ao esporte entre os jovens. "O IFRN se preocupa com o fomento do esporte, o acervo físico e humano e o seu parque esportivo. No Campus, por exemplo, temos um ginásio poliesportivo recém-reformado que dá suporte aos esportes coletivos e uma piscina semiolímpica", conta.

Na visão da profissional, os exemplos de Mateus e Gabriel podem servir de motivação para outros estudantes no que diz respeito ao incentivo às atividades físicas, em um contexto no qual as pessoas estão cada vez mais sedentárias na juventude. "Que ambos iniciem esse processo de envolvimento dos alunos para representarem o Rio Grande do Norte. Inclusive, logo após esse período mais crítico da pandemia, vamos abrir os nossos espaços esportivos para estudantes e servidores, oferecendo modalidades esportivas, para que esta geração retorne às atividades corporais de uma forma mais efetiva. A ideia é criar, em breve, parcerias para ampliar essa iniciativa ao público externo, por meio de ações de extensão", complementa Ligyanne.

Para ela, é importante destacar o apoio de incentivadores do esporte potiguar entre os jovens. "Agradecemos ao professor de Educação Física Fábio Bezerra da Costa, inspiração para o desporto no nosso estado, que acompanhou Gabriel na última competição e nos informou seus resultados. Também somos gratos a Genildo Magno de Medeiros, da Federação Norte Riograndense do Desporto Escolar (FNDE), pelo empenho em organizar a seletiva estadual de natação da qual Mateus participou".