Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PROJETO INTEGRADOR

Apresentações acontecem amanhã nos turnos vespertino e noturno

Ação busca relacionar teoria e prática de disciplinas ensinadas em sala de aula

Publicada em 17/03/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A interação funciona assim: cada grupo responsável por um tema é composto por alunos e professores de cursos diferentes

O Campus será palco, nesta quarta-feira (18), das atividades desenvolvidas no Projeto Integrador 2014, componente curricular dos cursos técnicos em Comércio, Eletrônica e Informática, na forma integrada, e de Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade subsequente, que busca articular, interdisciplinarmente, os conhecimentos gerais e técnicos ensinados em sala de aula com exposições em pôster e apresentações de protótipos.

A temática deste ano é "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Regional: Zona Norte de Natal Pós-Copa". Na oportunidade, serão discutidos temas como acessibilidade, administração pública, consciência energética, aprendizagem, qualidade de vida e mobilidade urbana. 

Segundo o professor Alexandre Filho, um dos coordenadores desta edição do projeto, os visitantes vão encontrar bons trabalhos: "Eles são o resultado de um processo que recebeu contribuições de participantes de cursos diferentes, que nos mostraram a importância de valorizar e aprender conhecimentos de todas as áreas".

A ideia de reunir alunos e professores com a missão de relacionar teoria e prática das disciplinas entre si foi trazida do Campus Ipanguaçu, em 2007, pela professora Marjorie Ramos. Em 2009, já na Zona Norte, ela conseguiu com um grupo de professores colocar em prática a experiência: surgia então o Projeto Integrador: "Nos dois primeiros anos, participaram alunos dos cursos de Eletrotécnica e Manutenção de Computadores e, a partir de 2011, turmas de terceiro ano dos cursos técnicos integrados", revelou Marjorie.

O sucesso foi tanto que, desde 2012, cada grupo responsável por apresentar um tema passou a ser composto por estudantes e professores de todos os cursos, interligando conhecimento, saberes e pessoas. "Foi um divisor de águas", revelou a professora.


 

Mais:

Acesse a distribuição de salas aqui.