Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENSINO

Língua Inglesa: Alunos de Eletrônica vão interagir com estudantes estrangeiros

Grupo de telecolaboração no Facebook servirá para discussão de aspectos linguísticos e culturais

Publicada em 14/09/2017 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 03:36

Inicialmente, iniciativa será voltada para alunos do 3º ano do Curso Técnico em Eletrônica, turno vespertino
Inicialmente, iniciativa será voltada para alunos do 3º ano do Curso Técnico em Eletrônica, turno vespertino

Estudar Língua Inglesa nunca foi tão fácil como agora, com a popularização do acesso à internet e às ferramentas de comunicação, principalmente para os alunos do 3º ano do Curso Técnico em Eletrônica, do turno vespertino. Eles serão os primeiros, inicialmente, a ter acesso a um grupo de telecolaboração no Facebook.

Nesse espaço virtual, cada aluno vai poder praticar o idioma e interagir virtualmente, por meio da escrita, com estudantes de instituições de ensino da Argentina, Escócia, Polônia, dos Estados Unidos e do próprio Brasil, através da discussão sobre aspectos linguísticos e culturais.

A iniciativa, que servirá como parte das atividade da disciplina ministrada pelo professor Bruno Lima, será realizada pelo terceiro ano consecutivo. Nos dois primeiros anos, foi aplicada a turmas do Curso Técnico em Comércio. 

A ideia surtiu efeitos tão positivos, que inspirou o professor a utilizá-la em sua tese de doutorado, concluído em 2016. "Buscamos promover uma experiência intercultural via telecolaboração assíncrona no ambiente escolar. Na ocasião, aplicamos uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de 30 alunos do Campus que se corresponderam durante seis semanas com cerca de 110 estudantes da Universidade da Califórnia. Os resultados revelaram que os alunos brasileiros aproveitaram a oportunidade para discutir assuntos complexos como preconceito, diversidade cultural e noções aplicadas à língua inglesa no Brasil", revelou Bruno.