LICENCIATURA

Alunos têm trabalhos aprovados para congresso internacional de licenciaturas

Campus terá quatro licenciandos no evento, que acontece de 2 a 5 de dezembro em Recife/PE

Publicada em 04/10/2019 Atualizada há 1 ano

"Aprender a aprender talvez seja a aula mais importante de uma vida", afirmou o aluno Lucas Braz

Os alunos Lucas Braz, Evelyn Fagundes, Mateus Arruda e Matheus Rocha, do Curso Superior de Licenciatura em Informática, tiveram seus trabalhos aprovados para apresentação no VI Congresso Internacional das Licenciaturas (Cointer - PDVL 2019), que acontece entre os dias 2 e 5 de dezembro em Recife/PE. As cartas de aceite foram enviadas no dia 28 de setembro.

Letramento digital para jovens

Na oportunidade, Lucas vai apresentar o relato de experiências "Formação Didático-Pedagógica para Letramento Digital", que descreve o processo desse tipo de formação oferecido por alunos do curso a um grupo de estudantes de nível médio em Informática do projeto de extensão "Informatização Social", que surgiu há quatro anos a partir de uma parceria entre os campi Zona Norte e Canguaretama.

Vale salientar que o projeto, que busca favorecer a inclusão social de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social da microrregião do litoral sul do Rio Grande do Norte, por meio de um curso de letramento digital, já beneficiou até hoje 89 crianças – só em Goianinha/RN, cidade distante 20 km de Canguaretama/RN e 63 km de Natal/RN – com expectativa alcançar cerca de 200 crianças até 2020. "Além de Lucas, nossos alunos Gabriela Medeiros e Tiago Coutinho, chamados também de formadores, ofereceram ferramentas, metodologias e procedimentos didáticos a serem aplicados durante as aulas", explicou Keila Cruz, professora do Campus Natal-Zona Norte, orientadora do trabalho junto com Helber Wagner da Silva, professor do Campus Canguaretama.

Lucas revelou se sentir honrado e feliz em poder fazer a diferença não só como aluno, mas também como futuro professor na vida das crianças atendidas pelo projeto por intermédio do Campus Canguaretama. "Preparar essas pessoas através de uma formação didático-pedagógica faz com que elas se sintam mais seguras ao entrar no universo da sala de aula, onde você se torna o principal disseminador do conhecimento, pois a construção do aprendizado é feita passo a passo, sempre respeitando as limitações dos estudantes, porém encorajando-os a aceitarem novos desafios. No final de tudo, professor e estudante aprendem juntos, afinal, em um mundo em eterna mudança: aprender a aprender talvez seja a aula mais importante de uma vida", afirmou o licenciando.

O professor e o uso das tecnologias em sala

O segundo trabalho é a apresentação oral "As dificuldades e limitações encontradas pelo docente no uso das TIC no âmbito da educação pública", de autoria de Evelyn, Mateus Arruda e Matheus Rocha, sob orientação de Keila. O estudo trata de uma pesquisa realizada por alunos do curso de Licenciatura em Informática em uma escola da ZN, junto a professores, para identificar as dificuldades e resistências no uso de tecnologias nas aulas do ensino médio.

"A nossa pesquisa fala sobre as dificuldades dos professores em usar tecnologias em sala na rede pública de ensino. É um problema que as pessoas sabem que existe, mas é preciso continuar apontando as dificuldades e tentando buscar soluções para não cair no esquecimento. Ter o trabalho do meu grupo sendo reconhecido em um encontro das licenciaturas é ter a certeza de que valeu a pena cada minuto de dedicação nessa pesquisa", admitiu Evelyn.

O congresso

VI Cointer - PDVL é uma realização do Instituto Internacional Despertando Vocações, que tem, segundo a página do evento, "compromisso com a democratização do conhecimento e com uma educação de qualidade" e como objetivos: "discutir os caminhos e perspectivas dos estudos na área; divulgar os conteúdos e resultados de pesquisas; estabelecer trocas de experiências entre professores investigadores do Brasil e do exterior; contribuir na formação dos estudantes; e estimular a geração de novas redes de cooperação multicêntricas. A intenção é, dessa forma, estimular, numa perspectiva plural, conversações e reflexões sobre a área, em diversos âmbitos".

Para mais informações sobre o congresso, acesse cointer.institutoidv.org/pdvl.