Alunos aprendem sobre prontuários eletrônicos e certificação digital

Palestra ocorreu na terça (13) no miniauditório do Campus Natal-Central

Publicada em 15/08/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Arquivo Campus Natal-Central

Os alunos do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet participaram, na manhã de terça-feira (13), de uma palestra ministrada pelo doutor em Neurofisiologia, cientista e biomédico, Renato Sabbatini. O evento, organizado pelo Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi) do IFRN, ocorreu no miniauditório central do Campus Natal-Central e apresentou ao público os temas "prontuários Eletrônicos" e “certificação digital”.

Sabbatini abordou o contexto atual e a digitalização de prontuários nos ambientes hospitalares. De acordo com ele, o prontuário eletrônico pessoal (PEP) é centrado no paciente e reúne todas as informações médicas da pessoa. Nesse sentido, o cientista reforçou a importância da confidenciabilidade, disponibilidade, privacidade, integridade, autenticidade, identificação e auditabilidade, entre outros aspectos necessários ao novo contexto.

Para João Paulo Medeiros, a palestra trouxe uma nova perspectiva de aplicação das Tecnologias da Informação na saúde. “Foi através desse momento que pude me questionar a despeito da eficiência das operações nos hospitais com prontuários eletrônicos; a segurança dos dados dos usuários, bem como o custo para implantação adequada", explicou.

Durante a palestra, o biomédico falou sobre os níveis de segurança, mudanças na legislação brasileira e ameaças “hackers”.  No quesito de proteção das informações médicas, Sabbatini citou os níveis de garantia de segurança “NGS1” e “NGS2” como parâmetros para avaliar se o sistema possibilita a eliminação do papel e se possui ou  não “o padrão de segurança aumentada”. “Ele abrangeu de uma forma muito rica os temas da palestra falando sobre uma temática extremamente importante que é a segurança de dados dos usuários do sistema.” Comentou José Ailton Júnior, também do Campus Natal-Zona Norte.

O profissional

Renato Sabbatini é cientista, biomédico, escritor e empresário. Atualmente é presidente do Instituto Edumed e vice-presidente do Instituto Health Level Seven (HL7), ambos dedicados à educação e ao desenvolvimento na área de tecnologia em saúde. Além disso, Sabbatini é fundador e foi presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, além de um dos 100 Fellows Elect (Cidadão Eleito) da nova International Academy of Health Sciences Informatics, que reúne os maiores expoentes mundiais da área.