Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

VOLTA ÀS AULAS

Alunos falam sobre conquistas e desafios da jornada estudantil no IFRN

Ingressantes e veteranos falaram sobre suas experiências durante vivência no Instituto

Publicada em 25/02/2019 Atualizada há 1 ano

Arthur Vinicius, Bruna Silva e Matheus Nunes ingressaram neste ano letivo nos cursos técnicos integrados do Campus

“Eu venho de escola pública. Quando você entra em uma escola que também é pública e tem uma estrutura maravilhosa, com professores qualificados como o IFRN, a vivência aqui torna-se seu sonho”, contou Bruna Silva, 14, ingressante no curso técnico em Eletrônica. A estudante acredita que sua aprovação no Exame de Seleção é o início de uma jornada de aprendizado e crescimento. “A gente está em um momento de avançar e evoluir como ser humano e estudante, então espero que isso possa nos trazer resultados incríveis, tanto na vida acadêmica quanto na social”, disse.

Assim como ela, Matheus Nunes e Arthur Vinícius também estão começando a sua caminhada na formação técnica-integrada com o apoio de familiares e professores. “A minha família ficou bem feliz, especialmente por ser um Instituto Federal. É uma conquista de que a maioria se orgulha, pois há um esforço pessoal nisso”, revelou Arthur, do curso técnico em Comércio.

Para os três, vale a pena persistir na rotina de estudo rumo à aprovação. “Como eles disseram, é preciso muito foco. Você não pode se julgar caso não consiga passar. É lógico que o Instituto filtra seus alunos, mas uma prova não vai definir a sua inteligência ou quem você é. Independentemente do seu resultado, você pode ser uma pessoa bem-sucedida em todas as áreas da vida. É a partir do seu esforço entrar no IFRN e aproveitar toda a sua infraestrutura”, completou Arthur.


Experiências

A caminhada dos estudantes do IFRN até a conclusão dos cursos técnicos integrados é de quatro anos. Segundo Matheus, “os veteranos concluintes costumam frisar a importância da união para superar as dificuldades futuramente”. Já Ana Beatriz, 19, e Noadia Lippe, 21, concluintes do Curso Técnico Integrado de Informática para Internet, relataram a importância das experiências na trajetória como alunas da Instituição. “Foi depois do Instituto que eu passei a me dedicar aos estudos. a Escola me proporcionou milhares de oportunidades”, admitiu Ana. 

Quando perguntada sobre o que diria àqueles que têm um sonho de fazer parte do instituto, Noadia deixou uma mensagem de encorajamento. "Busquem sempre o melhor. O conhecimento que o IFRN pode lhe oferecer abre muitas portas. Faça jus ao seu esforço e o dos seus parentes, que se empenharam para que você tivesse um ensino de qualidade; filtre o que você pode conquistar”, concluiu.