Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Zona Norte / Notícias / Alunos expõem projetos com enfoque na sustentabilidade nesta segunda (16)
INTERDISCIPLINARIDADE

Alunos expõem projetos com enfoque na sustentabilidade nesta segunda (16)

15/12/2019 - Município Sustentável e Geodesign são destaque. Atividade acontece às 9h no hall de entrada

Alunos expõem projetos com enfoque na sustentabilidade nesta segunda (16)

Trabalho conta com participação de cerca de 200 alunos dos cursos técnicos integrados

Muito trabalho, boas ideias e interdisciplinaridade: deu resultado o esforço de cerca de 200 alunos – do segundo ano dos cursos técnicos integrados em Comércio e Eletrônica e do primeiro e segundo ano do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet. Sob orientação de profissionais do Campus e de outras instituições, eles vão apresentar à comunidade acadêmica nesta segunda, 16, às 9h, no hall de entrada da escola, dois projetos interdisciplinares: o "Interdisciplinaridade na Escola: Construindo um Município Sustentável - Fase III"  e o "GeoDesign".

Além de diretores, coordenadores de curso, equipe executora do projeto e servidores do Campus, vão estar presentes também professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Instituto Metrópole Digital e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Na apresentação, os grupos vão expor a problemática da pesquisa, com dados e produtos obtidos.

Como tudo começou? O passo a passo

No início do semestre letivo, os estudantes de segundo ano foram divididas em equipes, que produziram benchmarking – ferramenta de gestão que busca melhorar funções e processos de um empreendimento – das atividades realizadas em 2018, ano em que começou o projeto. Em seguida, partindo de soluções dos próprios alunos, eles reescreveram o projeto de pesquisa e reelaboraram um plano de necessidades. Além disso, recriaram o site do município, o plano de gestão, o projeto de iluminação pública e privada e a maquete do território, que será iluminada, em parte, por energia solar. Para realizar o trabalho, os jovens participaram de cursos de capacitação em SketchUp, que lhes ajudou na elaboração de projetos de equipamentos urbanos.

"Distribuímos bem as tarefas. Os estudantes de Informática desenharam a planta e criaram o site. Os de Comércio ficaram responsáveis pelo planejamento estratégico e plano de marketing do município, e os de Eletrônica pelo projeto de iluminação", explicou a professora Marjorie Ramos, uma das participantes da equipe executora do projeto. "Depois de dois bimestres de trabalho muito árduo, chegamos ao final de mais uma etapa de trabalho que, a priori, deve ter ainda mais três fases. Apesar do cansaço, o resultado nos deu a certeza de que, mesmo estando em sala de aula há quase 30 anos, sempre temos o que aprender, o que buscar. Nossos alunos são, na verdade, os grandes responsáveis por toda a nossa dedicação", completou.

Por sua vez, o GeoDesign é um projeto que, no início deste semestre, surgiu entre as disciplinas de Geografia e Design Web. Dividida também em equipes, a turma ingressante de Informática para Internet teve de se aprofundar na bibliografia necessária para o desenvolvimento do trabalho, produzindo livros digitais (e-books sobre a dinâmica da natureza), que serão apresentados amanhã.

Arte e cultura

No espaço, os visitantes vão ter a chance de prestigiar também a exposição "Produção de Máscara: Diversidade e Cultura Ancestral", da disciplina de Arte. A mostra vai exibir máscaras de papel machê produzidas pelos estudantes, com base no tema da atividade.