INTERDISCIPLINARIDADE

Alunos expõem projetos com enfoque na sustentabilidade nesta segunda (16)

Município Sustentável e Geodesign são destaque. Atividade acontece às 9h no hall de entrada

Publicada em 15/12/2019 Atualizada há 1 ano

Trabalho conta com participação de cerca de 200 alunos dos cursos técnicos integrados

Muito trabalho, boas ideias e interdisciplinaridade: deu resultado o esforço de cerca de 200 alunos – do segundo ano dos cursos técnicos integrados em Comércio e Eletrônica e do primeiro e segundo ano do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet. Sob orientação de profissionais do Campus e de outras instituições, eles vão apresentar à comunidade acadêmica nesta segunda, 16, às 9h, no hall de entrada da escola, dois projetos interdisciplinares: o "Interdisciplinaridade na Escola: Construindo um Município Sustentável - Fase III"  e o "GeoDesign".

Além de diretores, coordenadores de curso, equipe executora do projeto e servidores do Campus, vão estar presentes também professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Instituto Metrópole Digital e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Na apresentação, os grupos vão expor a problemática da pesquisa, com dados e produtos obtidos.

Como tudo começou? O passo a passo

No início do semestre letivo, os estudantes de segundo ano foram divididas em equipes, que produziram benchmarking– ferramenta de gestão que busca melhorar funções e processos de um empreendimento – das atividades realizadas em 2018, ano em que começou o projeto. Em seguida, partindo de soluções dos próprios alunos, eles reescreveram o projeto de pesquisa e reelaboraram um plano de necessidades. Além disso, recriaram o site do município, o plano de gestão, o projeto de iluminação pública e privada e a maquete do território, que será iluminada, em parte, por energia solar. Para realizar o trabalho, os jovens participaram de cursos de capacitação em SketchUp, que lhes ajudou na elaboração de projetos de equipamentos urbanos.

"Distribuímos bem as tarefas. Os estudantes de Informática desenharam a planta e criaram o site. Os de Comércio ficaram responsáveis pelo planejamento estratégico e plano de marketing do município, e os de Eletrônica pelo projeto de iluminação", explicou a professora Marjorie Ramos, uma das participantes da equipe executora do projeto. "Depois de dois bimestres de trabalho muito árduo, chegamos ao final de mais uma etapa de trabalho que, a priori, deve ter ainda mais três fases. Apesar do cansaço, o resultado nos deu a certeza de que, mesmo estando em sala de aula há quase 30 anos, sempre temos o que aprender, o que buscar. Nossos alunos são, na verdade, os grandes responsáveis por toda a nossa dedicação", completou.

Por sua vez, o GeoDesign é um projeto que, no início deste semestre, surgiu entre as disciplinas de Geografia e Design Web. Dividida também em equipes, a turma ingressante de Informática para Internet teve de se aprofundar na bibliografia necessária para o desenvolvimento do trabalho, produzindo livros digitais (e-books sobre a dinâmica da natureza), que serão apresentados amanhã.

Arte e cultura

No espaço, os visitantes vão ter a chance de prestigiar também a exposição "Produção de Máscara: Diversidade e Cultura Ancestral", da disciplina de Arte. A mostra vai exibir máscaras de papel machê produzidas pelos estudantes, com base no tema da atividade.