VISITA TÉCNICA

Alunos de Marketing visitam banco comunitário na Paraíba

Objetivo da visita foi mostrar a economia solidária praticada na cidade de Lagoa de Dentro

Publicada em 24/07/2017 Atualizada há 1 ano

No local, comitiva realizou transações comerciais envolvendo a troca do Real pelo Tintim, moeda social que circula na cidade

No domingo (23), um grupo de 33 alunos e duas professoras do Curso Superior de Tecnologia em Marketing visitou o Banco Lagoa, um banco comunitário da cidade de Lagoa de Dentro, situada no interior da Paraíba.

Durante a visita, os estudantes puderam conhecer de perto a prática e as ações de economia solidária, que são promovidas pelo Banco Lagoa por meio da Associação de Desenvolvimento Urbano e Rural de Lagoa de Dentro (ADURLD).

Pela manhã, os alunos participaram de um café oferecido pela ADURLD na Escola Getúlio Vargas. Em seguida, assistiram a uma palestra ministrada pelo coordenador do banco, Agnaldo Vasconcelos, através da qual conheceram desde a história da associação às suas ações de economia solidária e cidadania que existem desde 2004, que incluem a criação da Rádio Comunitária Lagoa FM e do Banco Lagoa.

"Os alunos tiveram também a chance de pesquisar, no lugar, relações entre a identidade local e a estética da moeda social, abordando conceitos desenvolvidos nas aulas da disciplina de Semiótica", explicou a professora Adeilza Pinheiro.

Na oportunidade, foi criada uma feira de economia solidária exclusiva para a turma, na qual os estudantes realizaram transações comerciais envolvendo a troca do Real pelo Tintim, moeda social que circula exclusivamente na localidade. Além disso, foi feita uma visita ao prédio onde funciona o banco comunitário e a rádio comunitária.

No fim da aula de campo, os alunos foram à Lagoa Francisco Soares, cartão postal da cidade.