INCLUSÃO SOCIAL

Alunos de Licenciatura criam aplicativo que auxilia no ensino de Libras

Programa para smartphone contém sinais do alfabeto, de números e de termos de Informática

Publicada em 10/10/2016 Atualizada há 1 ano

O aplicativo "Libras IFZN" já conta com quase 1.500 downloads na Google Play Store

Os alunos de Licenciatura em Informática Antônio Júnior, Marlon Gomes, Moisés Abraão Sousa e Raquel Marinho desenvolveram um aplicativo que auxilia pessoas com deficiência auditiva no aprendizado de Libras – Língua Brasileira de Sinais.

O programa para smartphone, batizado de "Libras IFZN", foi resultado do trabalho final da disciplina de Libras I, ministrada pelo professor Gueidson Pessoa de Lima. O App é composto por sinais do alfabeto, dos numerais e de sinais da informática.

“Quando soubemos da proposta da atividade final, realizamos pesquisas sobre o tema da disciplina e percebemos que os aplicativos sobre termos da informática eram produzidos em vídeos ou através de avatars. Para um leigo, que está começando a aprender os sinais das libras, é um pouco difícil de entender", explicou Raquel.

Diante dessa dificuldade, o grupo teve a ideia de criar um aplicativo para tentar minimizar o problema dessas pessoas. "O app contém tanto sinais do alfabeto como números por meio de imagens estáticas, com o diferencial de possuir temos da área da Informática. Além disso, o programa é bem simples e em breve vamos adicionar mais funcionalidades", completou.

Disponível na Google Play Store, o "Libras IFZN" já conta com quase 1.500 downloads desde o seu lançamento, que ocorreu em agosto deste ano.

Acesse:

Para baixar o aplicativo na Google Play Store, clique aqui.