Cordelistas ministram palestra sobre cordel e xilogravura

Iniciativa de turma de Eletrônica aconteceu durante aula da disciplina de Artes

Publicada em 15/08/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Gelson Pessoa e Chico de Iaiá já trabalham com literatura de cordel há mais de 10 anos

Os alunos do primeiro ano do curso técnico em Eletrônica participaram, na última quarta-feira (10), de uma palestra sobre cordel e xilogravura ministrada pelos cordelistas Gelson Pessoa e Chico de Iaiá. Potiguares de Santo Antônio do Salto da Onça, interior do estado, eles já desenvolvem obras literárias há mais de 10 anos.

A atividade aconteceu durante a aula de Artes, a convite das aulas Evelin Santana e Brenda Câmara. "A turma pôde aprender sobre cordel e xilogravura e o seu processo de criação e confecção como forma de resgatar os costumes e a cultura do povo nordestino”, explicou Evelin.

Na palestra, os alunos aprenderam sobre a história do cordel, sua estrutura e também viram como são feitas as imagens em xilogravura, marca registrada que ilustra os famosos livretos.

Para produzir o seminário, as jovens foram orientadas pela professora Zildalte Ramos a fazer uma visita à Casa do Cordel, localizada no Centro, e lá conheceram os cordelistas convidados. Além dessa atividade, foi realizado também um seminário sobre bonecos de mamulengo.