Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

Alunos de Eletrônica ganham prêmios na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Mostra aconteceu de forma online entre os dias 26 e 28 de junho

Publicada em 30/06/2020 Atualizada há 1 ano

Estudantes recebem quatro prêmios na primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual

Os estudantes do Campus seguem se destacando em eventos científicos, competindo com alunos de todo o Brasil. Desta vez, Hanna Vitória Oliveira, Yasmin Carvalho e Geovani Porto, do 2º ano do Curso Técnico em Eletrônica conquistaram o segundo lugar da área Ciências Exatas e da Terra e o Prêmio Estreante Destaque na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), que aconteceu de forma online entre os dias 26 e 28 de junho. 

Com o projeto "Utilização de imagens tiradas com a câmera de celular em análises químicas", o grupo utiliza smartphones, populares principalmente entre os jovens, para realizar análises físico-químicas de maneira acessível a estudantes de escolas que não dispõem de laboratórios e equipamentos de química. Nesse sentido, os autores aplicam conhecimentos em matemática e programação para obter dados químicos a partir de imagens, sob orientação dos professores Daniel Dantas e Raíssa Oliveira, da UFRN.


Uso de tipo de argila para descontaminar água

Por sua vez, orientados por Roberto Lima e Celyna Rackov, os alunos Ana Castro, David Garcia e Glauber Lima, do 4º ano de Eletrônica, obtiveram também duas conquistas. A pesquisa, chamada "Eficiência de argilas na adsorção de pesticidas", de autoria dos estudantes, ficou com o terceiro lugar da área Ciências Exatas e da Terra e o segundo do Prêmio InnovaLab de Excelência em Inovação.

O estudo trata de um tema atual e largamente divulgado na mídia: a problemática do uso indiscriminado de pesticidas. Nesse estudo, argilas do tipo vermiculita foram tratadas de formas diferentes e aplicadas para remoção desse tipo de contaminante de mananciais hídricos, que são fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público.

"Pesticidas contaminam alimentos, solo e água. Um controle ineficiente sobre a utilização e armazenamento desse tipo de produto acaba permitindo a rápida contaminação devido à disseminação pela água. A utilização de argilas para remoção desse tipo de poluente de mananciais hídricos revelou-se uma forma eficiente e de baixo custo", explicou Lima. O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Pesquisa em Recursos Naturais do Campus (Lapern).


A Mostra

Durante o evento virtual, cerca de 300 equipes de todo o Brasil tiveram seus projetos avaliados por especialistas e concorrer a prêmios e credenciais para eventos do Brasil e exterior, com projetos nas seguintes áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes. O evento contou também com palestras, workshops e uma maratona de inovação.

 

Veja a síntese e os vídeos dos projetos do Campus na FBJC:

ProjetoUtilização de imagens tiradas com a câmera de celular em análises químicas
DescriçãoO projeto utiliza smartphones, populares principalmente entre os jovens, para realizar análises físico-químicas de maneira acessível a estudantes de escolas que não dispõem de laboratórios e equipamentos de química. Nesse sentido, os autores utilizam conhecimentos em matemática e programação para obter dados químicos a partir de imagens.
AutoresHanna Vitória de Oliveira Silva, Yasmin Kaline de Carvalho Silva e Geovani Porto de Deus, com orientação de Daniel Lucas Dantas de Freitas e coorientação de Raíssa Vanessa de Oliveira Silva.
Linkhttps://fbjc.com.br/mostraDetalhes.php?projeto=287

 

ProjetomiRNA Biorepositório: Repositório de amostras biológicas
DescriçãoO miRNA Biorrepositório é um sistema do tipo repositório de dados que contém informações de cadastro de amostras biológicas (sangue, plasma, soro e material genético) de doadores com câncer de mama, colo de útero e próstata.
AutoresDaniel Barbosa de Souza e João Paulo Pereira de Medeiros, com orientação de Cesimar Xavier de Souza Dias e coorientação de Leandro Silva Costa e Leonardo Judson Galvão de Lima
Linkhttps://fbjc.com.br/mostraDetalhes.php?projeto=532

 

ProjetoEficiência de argilas na adsorção de pesticidas
DescriçãoSistema de tratamento produzido com insumos de baixo custo, como alternativa para evitar ou corrigir o problema da contaminação ambiental.
AutoresDavid Garcia, Ana Castro e Glauber Lima, com orientação de Roberto Lima e coorientação de Celyna Rackov
Linkhttps://fbjc.com.br/mostraDetalhes.php?projeto=156