Alunos da 'melhor idade' comemoram inclusão digital

'Hoje consigo conversar com minha neta que mora na França pela internet', revelou dona Francisca

Publicada em 11/03/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Na confraternização de despedida, houve tempo para troca de experiências entre os alunos, após dois meses de aulas

O Campus, através do Projeto de Inclusão Digital na Melhor Idade, realizou, na manhã de hoje (11), a entrega dos certificados de conclusão do Curso Básico de Microinformática para os 35 alunos que participaram das aulas. Durante a confraternização de despedida, ainda houve tempo para cada estudante compartilhar as suas experiências, após dois meses de aulas.

Sob a coordenação dos professores Givanaldo Rocha e Pauleany Simões, o curso foi ministrado por cinco alunos de Licenciatura em Informática. Entre eles, Rogério da Silva, estudante do 5º período, que celebrou a sua primeira experiência como educador: "Foi uma ótima oportunidade para me dedicar à pesquisa e ao planejamento das aulas. Pude me aprofundar mais nos conteúdos para ensiná-los às turmas e ganhei bastante com isso".

Dona Francisca de Assis, 63, foi uma das que mais festejou. Agora, a aposentada consegue se comunicar pela internet com a sua neta que mora na França: "Tudo começou quando ela viu a notícia sobre o projeto no site do Campus e me ligou pedindo para eu fazer a matrícula no curso. Antes, eu tinha medo de quebrar o computador por não saber usá-lo, mas hoje consigo conversar com a minha neta pelo Skype", disse emocionada.

O projeto foi criado com o objetivo de alcançar pessoas na faixa etária conhecida como "melhor idade" para formação básica em microinformática, visando à inclusão digital desse público-alvo. A previsão é de que em junho haja a formação de novas turmas.

Em 2014, o sucesso do projeto levou a Pró-Reitoria de Extensão do IFRN a selecionar o relato da iniciativa para a primeira edição de sua revista. Já neste ano, ele foi tema de entrevista do Educação em Pauta, programa da Instituição exibido aos sábados pela TV Câmara.

Conteúdo relacionado:

30/01/2015 - Projeto voltado para a 'terceira idade' é tema de entrevista do Educação em Pauta

26/08/2014 - Projeto para idosos é selecionado para revista da Pró-Reitoria de Extensão