Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EMPREENDEDORISMO

Estudantes criam miniempresas e despertam espírito empreendedor

A atividade faz parte de um programa que treina jovens para se tornarem empresários

Publicada em 23/10/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Alunos põem em prática lições de empreendedorismo na criação de duas miniempresas

Há exatos trinta dias, cinquenta e quatro alunos distribuídos entre os cursos técnicos em Comércio e Informática se deparavam com o desafio de criar uma miniempresa. A iniciativa surgiu da parceria entre a Coordenação de Pesquisa e Inovação do Câmpus e o Programa Miniempresa da Junior Achievementassociação educativa sem fins lucrativos mantida pela iniciativa privada, que ensina jovens a se tornarem empresários na prática sem sair da sala de aula. 

E com empenho os estudantes conseguiram. Divididos em grupos, eles atualmente administram duas empresas e experimentam a prática empresarial no exercício de suas atividades no programa. Vamos conhecê-las?

Fundada em 8 de outubro, a Se Oriente foi criada com o propósito de cultivar a valorização da cultura nordestina através da comercialização de camisetas personalizadas com temas regionais, destacando o modo de falar, o humor e a criatividade do homem do Nordeste. 

Segundo o presidente da miniempresa Lucas de Oliveira, a ideia da marca é promover uma reflexão acerca da valorização do estilo de vida do nordestino: "Vamos trabalhar essa questão, pois reconhecemos que o que é produzido no Nordeste não tem o devido valor no mercado nacional. Infelizmente, ainda hoje o nordestino e a sua região são tratados com menosprezo, como se a sua terra e o seu povo não tivessem nada de relevante para contribuir com o crescimento do país. Por isso, nós fazemos questão de apresentar o grande acervo cultural, natural e humano do Nordeste para tentar reverter esse quadro no Brasil" explica.

A Se Oriente também está nas redes sociaisO conteúdo publicitário da Se Oriente está presente principalmente nas redes sociais. Atualmente a sua equipe administra uma página no Facebook, onde diariamente são publicados trechos de músicas, obras literárias e toda forma de expressão artística local, retratando a realidade da região. O espaço virtual serve também para falar de meio-ambiente, com curiosidades sobre fauna e flora nordestina e reciclagem de materiais. 

Para dar conta do recado, a miniempresa faz uso de vídeos, imagens, músicas de autoria de seus próprios colaboradores e camisetas com frases bem-humoradas. "O humor é o principal ingrediente dos nossos produtos. A originalidade do jargão 'Se Oriente', que representa o modo de falar do nordestino, carrega elementos histórico-culturais que dão à marca uma identidade forte", conta Lucas. Ainda de acordo com o estudante, a organização "tem a ética, a integração, a eficiência, a responsabilidade social, a identidade cultural e a sustentabilidade como pilares que reforçam a qualidade dos produtos oferecidos".

 

O aluno de Informática Oséias de Oliveira comemora a oportunidade de participar do projeto: "Além das atividades que são desenvolvidas com os advisers (consultores da Junior Achievement), que nos ensinaram o que é necessário para iniciar uma empresa, temos a chance de compartilhar o conhecimento de nossa área com os outros participantes. Essa interação é fundamental no mundo dos negócios", avalia. 

E mais gente comemora o sucesso da iniciativa: “O programa tem auxiliado muitos jovens como eu, que nunca haviam lidado com atividades empreendedoras. A participação dos advisers é super importante, pois a sua visão ampla do corporativismo têm amadurecido o nosso aprendizado", comenta a colega de turma Abkeila Santanna. Já a satisfação de promover a cultura nordestina é a principal motivação da também aluna de Informática Yslane Macedo: "Estou satisfeita com a oportunidade de representar a nossa cultura, da qual tanto me orgulho", revela.

As diretoras Taniele Araújo e CIbelly de Souza apresentam a linha de almofadas Foof"Foof é tudo aquilo que dá vontade de apertar infinitamente": esse é o slogan da miniempresa voltada para a produção de almofadas personalizadas, cuja visão é "se tornar referência no mercado de conforto, apresentando a seus clientes um design diferenciado". Sob a presidência da aluna de Comércio Clarissa de Araújo, a organização conta com vinte quatro pessoas, entre alunos e acionistas, que investem tempo e dinheiro para oferecer a seus clientes conforto, a autenticidade e satisfação. Segundo a estudante, as relações do empreendimento com o público-alvo são pautadas em valores éticos e morais, como a autenticidade e a qualidade nos produtos oferecidos, a transparência nas negociações, a fidelidade ao cliente e o preço justo. 

Clarissa também exalta o aprendizado adquirido no programa: "O projeto nos proporciona uma experiência incrível, pois nos permite experimentar a prática do funcionamento de uma empresa, desde a criação do produto até a sua aplicação no mercado consumidor. Prepara-nos, assim, não só para o mercado de trabalho, mas também para sermos empreendedores", comenta. 


Programa Miniempresa Junior Achievement

Voltado para alunos do Ensino Médio, o programa é desenvolvido em 15 jornadas semanais. Nos encontros, os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção, acompanhados por quatro profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção da Junior Achievement.


Conheça a Se Oriente S/A:

Facebook | Instagram

Conheça a Foof S/A:

Facebook | Twitter | E-mail

 

Conteúdo relacionado:

23/09/2013 - Sai o resultado do Programa Miniempresa da Junior Achievement