Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

Alunos conquistam prêmios em mostra de ciência e tecnologia no Paraná

Mostra aconteceu em Palotina de 17 a 24 de outubro. Trabalho foi eleito o melhor da feira

Publicada em 26/10/2022 Atualizada há 1 ano

Os estudantes do Campus seguem se destacando em eventos científicos, competindo com alunos de todo o Brasil. Desta vez, Ruben Saraiva, Kethily Anne Silva e Bruna Rafaella Silva, do Curso Técnico em Eletrônica, conquistaram o primeiro lugar geral na Feira de Ciência e Tecnologia (Fecitec), realizada de 17 a 24 de outubro em Palotina/PR. 

O grupo apresentou o projeto "Feijões Mágicos", que consiste em usar o grão do feijão verde para extrair o amido e, com ele, elaborar plásticos ecológicos. O trabalho recebe orientação de professora de Biologia Liliane Gurgel.

 

A Mostra

A Fecitec Palotina busca incentivar a produção científica nas escolas através da apresentação de projetos e experimentos. É um projeto de extensão proposto pelo Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem como principais parceiros: a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina; a Cooperativa Agroindustrial; o Jornal Folha de Palotina; o Jornal Folha da Terra; a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec); a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e a Associação Comercial de Palotina (Acipa). 

O objetivo da feira é incentivar o trabalho dos alunos a fim de colocar as suas ideias criativas ou inovadoras em prática, proporcionando a participação aos vencedores em outras feiras nacionais ou internacionais ou despertando um interesse maior pela pesquisa científica por meio de bolsas de iniciação cientifica para alunos destaques.