ENEM

Alunos comemoram aprovação no SiSU e ingresso em universidades públicas

Campus repete números positivos anteriores e já contabiliza cerca de 60 aprovações

Publicada em 23/02/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

"Sempre tive o sonho de trabalhar na área da saúde", declarou Alan Sávio, que vai cursar Enfermagem na UFRN

Após meses de preparação, o prêmio para vários concluintes dos cursos técnicos integrados do Campus chegou na terça-feira (22), com o resultado do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). O dia de comemorações teve direito a tudo: choro, emoção e gritaria de meninos e meninas.

Até agora, a lista de aprovados chega a quase 60 estudantes, o que significa que o Campus mantém números positivos de estudantes que vão seguir carreira universitária, mesmo com as dificuldades do ensino remoto emergencial, implementado no IFRN por quase um ano e meio devido à pandemia de Covid-19.

Sonho realizado

O estudante de Eletrônica Alan Sávio Santos do Nascimento, de 19 anos, vai cursar Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) neste ano. Aprovado em 2021 para Engenharia Civil na mesma instituição de ensino, ele justificou a preparação para de novo prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "Sempre tive o sonho de trabalhar na área da saúde", declara o estudante.

Segundo ele, a inspiração para o novo curso surgiu cedo. "Desde criança eu passei a admirar médicos e enfermeiros, principalmente quando os presenciava ajudando pessoas, atitudes pelas quais me encanto até hoje. Então decidi que isso era o que eu queria para minha vida, além de poder ajudar a minha família e os outros", conta.

O concluinte destaca também a importância da equipe de professores do Campus para o seu bom desempenho no Enem e elogia a infraestrutura da escola. "As aulas que tive foram essenciais na minha aprovação, sem contar os dias que passei na biblioteca mais linda e completa de Natal [referindo-se à Biblioteca José de Arimatéia Pereira, reinaugurada em 2019]. Ela me ofereceu, durante esses anos, condições de estudar em um ambiente mais confortável e com uma estrutura incrível", completa.

Dedicação e foco viram prêmio

O dia também foi especial para Weverton Luís Coelho do Nascimento, de 22 anos, que concluiu o curso técnico em Informática para Internet em 2020. Ele superou a deficiência visual, as dificuldades financeiras, a rotina de estudos e, somada a isso, a responsabilidade de criar o seu filho de apenas dois anos de idade para conquistar uma vaga no curso de Direito da UFRN. "Minha preparação foi um pouco conturbada, devido à pandemia e às dificuldades impostas pelo ensino remoto nesse período. Mas busquei relacionar conhecimentos para driblar essas dificuldades. Por exemplo, acumulei aprendizados e ensinamentos no Campus Natal-Zona Norte durante quatro anos, que foram fundamentais para vitória no SiSU. Além disso, usei meus conhecimentos no Curso de Técnico em Eventos [oferecido pelo Campus Cidade-Alta, no qual ingressou em 2021] para treinar muito a escrita. A atuação no Grêmio [Estudantil Paulo Freire] também ajudou bastante a enriquecer meu vocabulário. Por último, foi complicado conciliar a vida doméstica e cuidar da casa enquanto minha esposa trabalhava", explica.

Weverton admite que obstáculos sempre vão existir, mas hoje se sente mais preparado para vencê-los, principalmente após conquistar a vaga em um dos cursos mais concorridos da UFRN. "Na terça fui pego de surpresa com o resultado do SiSU, pois o curso de Direito é muito disputado. Mas ainda bem que deu certo. Desde então venho recebendo muitas visitas (risos) e minha família está muito feliz".

O estudante contou ainda que há cerca de cinco anos passou a se identificar com o curso de Direito, quando, no próprio Campus, começou a estudar legislação para fundamentar pesquisas e embasar cada uma delas do ponto vista jurídico e bibliográfico. "Minha vivência como representante estudantil também ajudou muito, pois me permitiu lidar com vários tipos de normativos", revela.

Satisfeito com o resultado, o concluinte mostra empolgação com o novo desafio e faz planos. "Agora é focar e ter determinação, pensando, principalmente, na minha carreira profissional e em poder dar o melhor à minha família e ao meu filho, daqui a alguns anos", complementa.

Conheça a lista preliminar de alunos aprovados no SiSU e seus cursos (passível de edição para inclusão):

Comércio

• Ana Lívia Freitas do Nascimento (Pedagogia/UFRN)
  • Arthur Alexandre da Cunha (Medicina/UFRN)
  • Arthur Steves Silva Medeiros de Oliveira (Administração/UFRN)
  • Bárbara Costa e Silva (Geologia/UFRN)
  • Caio Vinicius da Silva Santos (Engenharia de Produção/UFRN)
  • Kauane Cristine Dantas do Nascimento (Enfermagem/UFRN)
  • Lucas Gabriel Ribeiro Borges (História/UFRN)
  • Luiz Anthonio de Souza Lemos (Tecnologia da Informação/UFRN)
  • Milena Souto de Araújo (Pedagogia/UFRN)
  • Sabrina Souza da Silva (Fonoaudiologia/UFRN)