ESTÁGIOS E EGRESSOS

Dupla ajuda pessoas a conseguir emprego e dá lição de empreendedorismo

Os estudantes Tiago e Kauê vibram com o sucesso dos portais Estágios RN e Empregos RN

Publicada em 29/09/2013 Atualizada há 12 meses

A história dos dois alunos teve início no Câmpus e já apresenta bons resultados. (Crédito: InterTV Cabugi)

Divulgar vagas disponibilizadas por empresas para aqueles que estão atrás de um lugar no mercado de trabalho: essa é a proposta das páginas irmãs Estágios RN e Empregos RN, dois exemplos de webpages que visam prestar serviços à sociedade potiguar.

Até então, uma iniciativa empreendedora. O que surpreende é a idade dos criadores e colabores dos portais. Os alunos do curso técnico em Comércio do Câmpus Tiago Santos e Kauê Pereira têm apenas 19 anos e não passavam dos 16 quando criaram o Estágios RN, a primeira das páginas. No entanto, segundo Tiago, a dupla sempre teve ambição de gente grande: "Sempre quisemos ter um blog de sucesso e já tínhamos criado vários, que tratavam de assuntos pessoais. Foi quando decidimos unir nossas ideias para fomentar algo que pudesse ser um instrumento de ação social", comenta o estudante.

A partir disso, passaram a ler sites de dicas para blogueiros, quando notaram que as páginas locais em que eram publicadas vagas de estágio e emprego estavam desatualizadas e sem o conteúdo organizado de modo a facilitar o acesso. Por conta disso, resolveram mirar no mercado de jovens que buscavam o primeiro emprego, área com a qual mais se identificavam: "Desde o início sonhávamos grande. Apesar disso, não esperávamos tão cedo estar na vanguarda de eventos como a Feira Estagiando RN [realizada no último sábado (28), em Natal/RN], que contou com boa aceitação dos empresários e gente em busca de oportunidades. Acredito que estamos no caminho certo", conta Kauê.

Em 4 de julho de 2010 nascia o Estágios RN. O começo foi atribulado. A dupla tinha que procurar na internet, em revistas ou classificados vagas para divulgação. A dedicação de ambos para a manutenção da página, no entanto, fez com que ela construísse um nome na web: "A gente sempre foi atrás das vagas e nunca cobrou nada até hoje para divulgá-las. Dedicamos cerca de seis horas diárias ao portal", disse Tiago. Hoje, só o Estágios RN contabiliza mais de 1 milhão de acessos.

Além da disciplina na hora de postar os anúncios, o diferencial do portal dos alunos do Câmpus são as dicas referentes ao mercado de trabalho e os esclarecimentos acerca da legislação do estágio. "Pusemos toda a lei [de estágio] no espaço, mas achávamos que pouca gente ia ler. Só que aconteceu justamente o contrário. Incrível!", vibra Tiago. Após o sucesso do primeiro site, que já contava com mais de três mil acessos diários, a equipe decidiu criar o Empregos RN, com a ideia de servir de banco de vagas também para o público já conquistado.

O tempo passou e o quadro se inverteu. Atualmente, empresas e até órgãos públicos procuram a dupla para divulgar seus serviços e vagas de estágio e emprego. Diante do reconhecimento, Tiago e Kauê fazem questão de agradecer a quem contribuiu com o sucesso profissional de ambos: "Essa conquista não é exclusivamente fruto do nosso esforço, mas do incentivo de amigos, familiares e do Câmpus Natal-Zona Norte do IFRN, onde começou a nossa carreira empreendedora. Contamos com o reconhecimento e incentivo dos nossos colegas de sala, professores e técnicos-administrativos, que sempre apoiaram nossas ideias e os eventos realizados por nossa empresa".

Está precisando de emprego? Conheça o Empregos RN.

Em busca de estágio? Acesse o Estágios RN.

Conteúdo relacionado:

30/09/2013 - Alunos interagem com empresários em feira de estágios