Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENSINO

Alunos apresentam artigo na International Summer School da IEEE

Gabriel Medeiros e Matheus Santos apresentam na sexta-feira (11) seu primeiro artigo completo

Publicada em 09/08/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Dupla obteve sucesso com a aprovação do artigo na área de cidades inteligentes

Os alunos de Informática Gabriel Medeiros e Matheus Santos irão apresentar nesta sexta-feira (11) o seu primeiro artigo completo aprovado na International Summer School da IEEE, evento que começou no domingo (6) e segue até sexta no Instituto Metrópole Digital da UFRN.

A IEEE S3C é um evento científico internacional pensado para estudantes de Graduação, Mestrado e Doutorado, que são altamente encorajados a submeter conceitos, resultados preliminares e propostas de pesquisa como uma forma de aproveitar o rico ambiente interativo promovido pelo evento e as oportunidades de colaboração com pesquisadores e profissionais mundiais nas diversas áreas de cidades inteligentes que estarão participando e palestrando na Escola.

Para ter o trabalho aprovado os jovens foram audaciosos, pois o projeto envolvia a escrita de um artigo de seis páginas em inglês a ser avaliado. Desta vez a dupla adentrou em um ambiente acadêmico e obterão sucesso com a aprovação do artigo na área de cidades inteligentes. Os estudantes irão apresentar nas categorias Full Paper e Oral Presentation.

O artigo que a dupla vai apresentar é sobre o projeto SmartGás, mas antes disso os jovens estão aproveitando o evento e assistindo palestras com convidados renomados além de  participar de grupos de trabalhos para pensar em soluções para problemas reais da cidade.

 

SmartGás

O SmartGas é uma solução de internet das coisas, orientado pela professora Alba Lopes e co-orientado pelo professor Edmilson Campos, trata-se de um aplicativo móvel que possibilita o monitoramento de gás de cozinha, através de suporte inteligente, responsável por processar informações referentes ao botijão para controle do consumo doméstico e identificação de vazamentos, ajudando a prevenir acidentes.

"Dados como peso atual e ocorrência de vazamentos serão coletados por meio de um suporte inteligente, que pesará o botijão, e de um sensor capaz de identificar vazamentos, que enviará essas informações ao SmartGás pela internet, em tempo real", explicou a professora Alba Lopes, orientadora do projeto.


Conteúdo relacionado:

11/07/2017 - Alunos tem artigo aprovado na International Summer School da IEEE