ENSINO

Estudante tem resultado de pesquisa publicado em simpósio nacional

Trabalho apresenta proposta de terminais interativos aplicada a cidades inteligentes

Publicada em 04/10/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Evento será realizado entre os dias 4 e 7 de outubro em São Paulo

O aluno de Informática Felipe Morais teve a oportunidade de publicar uma extensão dos resultados de sua pesquisa aplicada na temática de cidades inteligentes, no XV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais IHC (Interação Humano-Computador).

Sob orientação dos professores Edmilson Campos e Alba Lopes, a pesquisa intitulada “Uma aplicação de terminais interativos e interface natural em ambientes inteligentes” foi inserida na categoria "Pôsteres e Demonstrações" e apresenta os resultados de uma avaliação de usabilidade de uma proposta de terminais interativos aplicada a cidades inteligentes.

O terminal, desenvolvido em trabalhos anteriores, que utiliza um dispositivo-câmera como sensor de reconhecimento de movimentos, do tipo Kinect, foi avaliado nesse novo estudo por meio de uma investigação heurística, ou seja, um método que busca soluções para um problema. "O sistema consiste numa plataforma interativa composta de conteúdo didático diverso, relacionado à promoção da saúde. Contudo, a aplicação da proposta não se restringe ao domínio avaliado, sendo possível a sua implantação em ambientes públicos com características similares", contou Felipe.

O evento

O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), que acontece de 4 a 7 de outubro em São Paulo, é o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil. Além de proporcionar o compartilhamento de resultados de pesquisas, o IHC é um ambiente para troca de ideias sobre trabalhos em andamento.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), através da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC). Neste ano, o tema do evento é "Cidades Inteligentes" sob o olhar da Interação Humano-Computador.