IMPRENSA

Aluno de Informática é destaque de telejornal local

Jadson Medeiros é criador da Mustache, página que faz sucesso com seus "memes" na internet

Publicada em 03/07/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

"Mantive o foco na produção de conteúdo para a página, abordando principalmente o lado humorístico", revelou Jadson

O telejornal Bom Dia RN, da InterTV Cabugi, exibiu hoje (3) uma matéria com Jadson Medeiros, aluno do curso técnico em Informática e criador da Mustache, página no Facebook que atualmente faz sucesso na rede social.

A repercussão da fan page se deve principalmente às publicações de "memes", considerados fenômenos culturais e que, segundo a reportagem, atualmente são foco de pesquisas acadêmicas em comunicação.

Você sabe o que é um "meme"? Confira na matéria.

A Mustache

Superando a marca de 1 milhão de “curtidas”, com seguidores de todo o país, a página surgiu de algo inusitado. Em entrevista ao portal da Agência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (AGECOM), Jadson contou que havia pensado em elaborar um portfólio pessoal, onde pudesse postar seus trabalhos como webdesigner e atualidades, como notícias e tirinhas de humor. “Comecei a procurar um nome para o meu portfólio. Foi algo muito difícil, porque eu não tinha noção do que queria e o que realmente faria”, relembra.

O nome da página surgiu quando o estudante viu no Facebook a foto de uma pessoa usando caneca com a imagem de um mustache (bigode, em inglês): “Naquele momento, pesquisei sobre a palavra e gostei da ideia do bigode. Seria um nome novo. Ninguém tinha algo parecido”.

A idealização do projeto começou no Twitter, em 2009, quando Jadson elaborava trabalhos de webdesign, produzindo backgrounds (BGs) para pessoas famosas. “Naquela época me descobri como designer. Sofri muito no início. Mexer nos programas não requer apenas conhecimento do software, você tem que ter paciência e criatividade”, lembrou.

Segundo o jovem, inicialmente produzir BGs era algo divertido: as pessoas lhe pagavam apenas com indicações de seguidores no Twitter. Com o tempo, o aluno aprimorou seus conhecimentos na utilização de programas para produção de conteúdo. “Embora estivesse cansado de trabalhar para os outros sem ganhar nada em troca, vi o lado pedagógico do trabalho e usei a oportunidade pra crescer”, revelou.

Com o tempo, o estudante direcionou o foco de suas produções para o Facebook. “Notei que algumas fan pages tinham um crescimento estrondoso. Quando percebi que trabalhar na nova rede agregaria valor a meu portfólio, mantive o foco na produção de conteúdo para a página, abordando principalmente o lado humorístico”.

Repercussão

Quanto ao êxito da Mustache, Jadson atribui a duas coisas essenciais: trabalho contínuo e foco publicitário. “No começo, eu não tinha noção do que queria nem do quanto ia crescer. Quando criei a página minha meta era de 100 mil likes (curtidas), que atingi em quatro meses. Hoje temos mais de 1,3 milhões de curtidas. Somos a maior página do Rio Grande do Norte com alcance nacional e tudo isso foi graças às pessoas que a curtem”, enfatizou.

A equipe que trabalha com Jadson Medeiros no gerenciamento e produção de conteúdo para a página é composta por três pessoas: Gabriel Damazio, Daiane Cardoso e Leonardo Araújo.

Para conhecer a Mustache, clique aqui.

Conteúdo relacionado:

09/07/2014 - Estudante do Campus é destaque do telejornal do IFRN