PREMIAÇÃO

Aluna vence concurso nacional com redação sobre problema social na escola

Competição foi promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência

Publicada em 14/08/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Fernanda buscou retratar as faces da mulher contemporânea, desde o espaço no mercado de trabalho à identidade sexual

A aluna Fernanda Oliveira foi a vencedora do 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, na etapa estadual da categoria Estudante do Ensino Médio. O resultado do concurso foi divulgado nesta quarta-feira (12) no portal do CNPq

A redação com o título "Desconstruindo Desigualdades de Gênero no Espaço Escolar", orientada pelo professor Leandro Torres, buscou retratar, com o máximo de criticidade, as faces e possibilidades da mulher, na figura da dona de casa, da mãe, da filha, da trabalhadora, da estudante e da lésbica, por exemplo.

"Esse prêmio representa muito para mim. É legal ver a participação das jovens de hoje em pesquisas escolares e a autonomia de leitoras que, assim como eu, podem contribuir para quebrar tabus", disse a jovem.

Neste ano, o certame recebeu 2527 inscrições, sendo 1495 da categoria na qual competiu a estudante.

O concurso

O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foi instituído em 2005, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, no âmbito do Programa Mulher e Ciência, que tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no país e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Nesta edição, o certame contou também com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério de Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT).